• Grêmio volta ao palco da Batalha dos Aflitos para se aproximar do acesso

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/10/2022 06:40
    Por Estadão

    Depois de 17 anos da histórica Batalha dos Aflitos, o Grêmio pode selar seu retorno, mais uma vez, no estádio do Náutico. No domingo, o time gaúcho encara o lanterna da competição e já rebaixado para a Série C, no Recife (PE), a partir das 16h, no encerramento da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

    Este jogo emocionante daria ao vencedor o acesso para a elite em 2006. Mesmo com quatro jogadores expulsos, o Grêmio seguia lutando em campo e o Náutico tinha um pênalti ao seu favor. O então goleiro Rodrigo Galatto defendeu o pênalti e, na sequência, o meia Anderson marcou o gol da vitória consagradora gremista. Um feito sempre lembrado pelos torcedores mais antigos.

    Para repetir o acesso de 2005 já nesta antepenúltima rodada, o Grêmio precisa vencer o Náutico e chegar aos 61 pontos. Além de torcer por tropeços de seus principais concorrentes: Sport, Sampaio Corrêa e Criciúma.

    O Grêmio vem de dois empates seguidos, para Londrina e Bahia e soma 58 pontos, iniciando a rodada na vice-liderança. Vivendo outra realidade, o Náutico está matematicamente rebaixado, na lanterna e com apenas 30 pontos. A queda foi confirmada na sexta-feira, quando a Chapecoense venceu o Tombense, por 3 a 2. O Brusque também caiu para a Série C.

    Após a confirmação da queda, a diretoria divulgou uma nota oficial pedindo desculpa à torcida e reconhecendo que a temporada no futebol foi marcada por inúmeros erros e decisões falhas cometidas. E lembrando que o momento é de reflexão. O time pernambucano perdeu os últimos dois jogos, para Criciúma (2 a 1) e Novorizontino (6 a 0) e já começa a pensar na Série C do ano que vem.

    O Grêmio terá desfalques. O técnico Renato Gaúcho não poderá contar com o atacante Biel, que sofreu uma lesão grau 2 no músculo posterior da coxa direita. No seu lugar, deve entrar Guilherme. Thaciano, recuperado de lesão, será mantido no ataque.

    Na defesa, o goleiro Brenno, que ficou de fora da última rodada, volta. O jogador sofreu um corte na orelha, precisou levar nove pontos e Gabriel Grando atuou no último domingo no empate por 1 a 1 com o Bahia. Além disso, o zagueiro Kannemann está de volta após cumprir suspensão. O argentino deve ser titular no lugar de Bruno Alves e volta a jogar ao lado do capitão Pedro Geromel.

    “Essa Série B é muito competitiva, muito difícil, assim como a Série A também é. Sabíamos que o caminho seria fazer da Arena a nossa fortaleza, e assim calçamos nosso caminho até essa vantagem de cinco pontos para o quinto colocado, que nos deixa uma situação relativamente confortável. Faltam três jogos e estamos com a classificação bem encaminhada”, reforçou o experiente zagueiro Geromel.

    O Náutico terá mudanças no time e no esquema tático, até para tentar reanimar o grupo, que ficou muito abatido após sofrer a maior goleada da série B nesta temporada: 6 a 0. O técnico Dado Cavalcanti colocará em campo o time pernambucano no esquema 3-4-3.

    No esquema com três zagueiros, o lateral-direito Anilson jogará improvisado ao lado de Arthur Henrique e João Paulo. No gol, Bruno Lopes, que fez sua estreia como profissional na goleada histórica sofrida para no interior paulista, permanece.

    O atacante Geuvânio volta após se recuperar de problemas na coxa. O desfalque será o meia Jean Carlos, com dores no joelho. Além dele, o atacante Kieza, com problemas físicos, está vetado.

    Últimas