• Gravação sugere que posse de Lula seria para evitar prisão

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/03/2016 19:45

    Uma conversa telefônica entre Lula e a presidente Dilma Rousseff, feita pela Polícia Federal, foi incluído pelo juiz federal Sérgio Moro no inquérito que tramita em Curitiba, como possível prova de que a nomeação do ex-presidente para o cargo de ministro chefe da Casa Civil tem somente a intenção de evitar a possível decretação de sua prisão preventiva. Segundo os investigadores que atuam no processo Lava Jato, Dilma Rousseff teria dito que estava encaminhando a Lula o decreto de nomeação e que só seria usado "em caso de necessidade".

    A nomeação impediria a prisão de Lula, caso fosse decretada pelo juiz que preside o inquérito sobre corrupção, envolvendo os governos do PT. Como ministro, Lula teria foro especial e só poderia ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal, para onde teriam de ser encaminhadas todas as peças do inquérito que digam respeito a sua atuação no governo.

    Mesmo antes da divulgação da gravação, mais de mil pessoas se concentravam em frente ao Palácio do Planalto, em protesto contra o governo.

    A conversa, divulgada pelo canal Globo News foi gravada pela Polícia Federal no inquérito que apura a propriedade de um sítio utilizado pela família do ex-presidente Lula, em Atibaia. Segundo os investigadores, o sítio teria sido dado a Lula por empresas que tinham contratos com a Petrobras, nos quais houve graves irregularidades já apuradas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público e que resultaram na prisão de inúmeras pessoas.

    Ontem, à tarde, a  presidente Dilma Rousseff que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumirá a chefia da Casa Civil no lugar do ministro Jaques Wagner, que passará a comandar o Gabinete Pessoal da Presidência da República.

    Em nota, Dilma informou ainda que o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC) será ocupado pelo deputado federal Mauro Ribeiro Lopes (PMDB-MG).

    A presidente da República agradeceu ao ministro interino, Guilherme Ramalho, “pela sua dedicação” à frente da SAC.

    De acordo com o site do Partido dos Trabalhadores, a posse de Lula será na próxima terça-feira, dia 22.

    Últimas