Grátis: projeto leva arte circense para os bairros
Estreia neste domingo (4), às 13h, o projeto “CIRCOlando” no Centro Cultural Estação Nogueira, em Nogueira. A iniciativa apresentará a arte circense, através de oficinas, para as crianças da comunidade. Todas as atividades serão gratuitas e contemplarão as 50 primeiras crianças que chegarem ao local. O projeto é da Xdaquestão Produções.
Diversas comunidades de Petrópolis serão contempladas com o projeto: Nogueira e Cascatinha no dia 11 de setembro; Meio da Serra dia 18; Carangola dia 25; Castelânea dia 9 de outubro; Bonfim no dia 23; São Sebastião no dia 13 de novembro; Secretário dia 20; Posse dia 27; e Thouzet no dia 04 de dezembro. O projeto é voltado para crianças das diversas faixas etárias, por isso a classificação é livre.
“A ideia de levar a arte, cultura e entretenimento para as comunidades já era, na verdade, um desejo, quase um sonho da Xdaquestão Produções. Iniciamos as atividades com o intuito de descentralizar, ou seja, tirar do Centro Histórico as atrações culturais com um projeto denominado 'Histórias de emocionar', que foi realizado na Praça de Cascatinha, ou seja, ao lado de nossa sede e de nossa casa. Foi tão maravilhoso que a ideia de chegar nas praças da cidade cresceu em nossos corações e mentes. Com a publicação do Edital de Concorrência do Conselho Municipal de Cultura, era só trabalhar muito e bem e aprovar o projeto. Juntamos artistas que já tivemos a oportunidade de trabalhar e nasceu o CIRCOlando Petrópolis, um projeto que é o resultado de muitas mãos e muitos corações”, afirma Maurício Araújo, diretor-geral e produtor da Xdaquestão.
As atividades começam às 13h com as inscrições, que serão feitas através de uma ficha cadastral, em seguida é feita a abertura com a chegada dos atores e a apresentação dos projetos. A primeira oficina é a de perna de pau, em seguida, show de mágica, oficina de malabares e show de palhaços, tudo realizado pelos atores circenses Fábio Branco, Léo Gaviole e Nathan Cardoso.
“O tema escolhido propicia um ambiente extremamente favorável para que as crianças desenvolvam, participem e se tornem protagonistas de um processo de artes. Todos os sentidos e significados possíveis ligados ao circo serão explorados pelas crianças através de atividades propostas no cronograma de atividades. É importante que as crianças conheçam o universo circense, visto que o envolvimento com a arte torna mais natural e significativo o caminho da aprendizagem e da transformação social. Portanto, o projeto é de suma importância para o desenvolvimento intelectual e social das crianças das comunidades e de braços dados a uma metodologia centrada na arte-educação pode ajudar no aprendizado das crianças”, conta Maurício.
O projeto é um dos vencedores do edital de Concorrência do Conselho Municipal de Cultura. “Os artistas atuam nesse segmento há anos, a comunicação divulga eventos desse formato há anos e a produtora pensa nisso desde que foi criada. O que nos faltava era o recurso para conseguir produzir um projeto desse tipo e, dessa forma, levar atração de qualidade de forma gratuita para as comunidades”.
A abertura do projeto será às 14h, com um bate-papo sobre a história do circo e a apresentação da arte circense como herança cultural e familiar e como arte popular e de todo o cidadão. A partir das 14h15 tem oficina de perna de pau. A atividade ajuda na concentração e na coordenação de movimentos, explorando novas habilidades como equilíbrio e percepção de espaço. Às 14h45 tem show de mágica e às 15h15 oficina de malabares. A partir das 15h45 tem show de palhaços e às 16h15 ocorre a finalização do projeto, com entrega de certificados de participação nas oficinas e convite para os próximos eventos. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (24) 2231-9707, (24) 99955-2730 e (24) 98101-4558, no e-mail contato@xdaquestaoproducoes.com.br ou na Fanpage da Xdaquestão Produções https://www.facebook.com/XdaquestaoProducoes.