Grandes eventos em Petrópolis devem elevar o trade turístico ao patamar pré-pandemia
Com previsão de ocupação hoteleira sempre acima de 85% para os fins de semana de setembro, em especial para as datas do Serra Serata, festa da colônia italiana, o trade turístico de Petrópolis comemora o momento de ascensão do setor com a combinação de atrativos histórico-culturais, eventos diferenciados e contato com a natureza. O feriado de 7 de Setembro, ainda que tenha ocorrido numa quarta-feira, meio de semana, elevou a ocupação da rede para 75%. A previsão, de acordo com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, é alcançar 90% de lotação dos 6,3 mil leitos em 118 meios de hospedagem da cidade nos fins de semana deste mês.
“Petrópolis vem trabalhando bem a questão dos eventos, com muita sincronia e sinergia com seus organizadores. Isso trouxe uma interatividade que propicia não apenas uma ampliação da divulgação dos eventos para o público visitante, mas para o morador e para que a rede hoteleira e de gastronomia também se integre às programações”, considera Fabiano Barros, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau.
A expectativa é de que a previsão de crescimento de 2,8% do setor no país em relação a 2021, dado da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) se cumpra. Confirmada a perspectiva, a indústria do turismo chegará ao final de 2022 alcançando o mesmo patamar pré-pandemia.
“Petrópolis é uma marca forte e o setor de turismo pode crescer ainda mais com investimento em eventos, em tecnologia e infraestrutura e, ao mesmo tempo, preservando o lúdico, o rústico, e acolhedor, todos esses elementos que fazem a cidade ser única”, avalia o presidente do Petrópolis Convention, Fabiano Barros.
Programação com grandes eventos até o fim do ano
Eventos como o Sallon BBQ, voltado para os amantes do churrasco e da cerveja artesanal reuniu mais de oito mil pessoas no Parque de Exposições dias 03 e 04 de setembro e ganhou um dia extra no feriado. Até o fim do mês ainda terão: Inesquecível Casamento Week (dias 10 e 11, no Palácio Quitandinha), Deguste (dias 09 e 10 na Praça da Águia), Circuito Imperial de Automobilismo (dias 10 a 11, no Centro Histórico), Serra Serata (de 15 a 18 e de 22 a 25 de setembro no Palácio de Cristal) e 29ª Exposição Nacional do Cavalo Raça Pampa (21 a 25, no Parque de Exposições, em Itaipava).
“E ainda está sendo realizada uma vasta e variada programação musical e cultural e em espaços como Soberano, Galpão Caipira, Casa Marambaia e tantos outros restaurantes e casas de shows da cidade. É um clima muito favorável depois da pandemia. E o setor de turismo agora ‘conversa’ com todos esses agentes criando o ambiente favorável que era esperado, de compartilhamento, de integração”, analisa o presidente do Petrópolis Convention.
A previsão do Petrópolis Convention é que o setor se mantenha aquecido também em outubro com as atrações tradicionais como o turismo de compras, rural e cultural impulsionadas também pela programação de eventos. Serão realizados a 11ª Imperial Motofest (07 e 09 de outubro no Parque de Exposições, em Itaipava), Bunka-Sai, festa da colônia japonesa (de 12 a 16 de outubro no Palácio de Cristal), o 7º Festival de Cinema de Petrópolis (19 a 23 de outubro, no Palácio Quitandinha), o Petrópolis Blues Festival (de 21 a 23 de outubro na Praça da Águia), e o Samba Itaipava (dia 22 de outubro no Parque de Exposições, em Itaipava).