• Grande número de candidatos pode levar eleição para segundo turno

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/08/2020 00:01

    Grande número de candidatos pode levar eleição para segundo turno

    Correligionários do prefeito Bernardo Rossi têm dito que ele ganha a eleição em primeiro turno. Sem querer colocar água no chope, mas pode não ser bem assim.  Pelo grande número de candidatos – são 13 adversários, pelo menos por enquanto – a coisa fica complicada.

    Vai ser difícil

    Em 2016 foram cerca de 150 mil votos válidos em Petrópolis e, digamos, que este número se mantenha este ano. Vamos imaginar –hipoteticamente, é bom frisar – que 13 dos 14 adversários consigam a miséria de 7 mil votos cada. Já seriam 91 mil dos votos válidos.  Para ganhar em primeiro turno o candidato precisa fazer pelo menos 75 mil votos.

    Apoios já

    E vamos combinar essa eleição é a que vai ter o maior número de candidatos – se todas as pré-candidaturas forem confirmadas – de todas as eleições da cidade. Vai ser diferente de todas elas em função disso. E, tendo segundo turno, os apoios já começam a ser costurados. Sim, senhoras e senhores: esse conversê já se dá agora, porém na moita, muito na moita.

    Ex-presidentes 1

    A Câmara de Vereadores tem uma galeria de fotos de presidentes. Mas, a última foto inaugurada no espaço é de Bernardo Rossi. De lá pra cá foram presidentes Paulo Igor, Roni Medeiros e Maurinho Branco.

    Ex-presidentes 2

    E aí se dá uma saia-justa: Paulo Igor e Roni Medeiros, vereadores afastados pela justiça, são impedidos de frequentar as dependências do Palácio Amarelo. Como poderão, então, ser convidados para a inauguração de suas fotos? E como pular os dois e inaugurar só a do Maurinho?

    E o contraste no Vale das Videiras: de um lado da estrada, a beleza do lugar e, do outro, a destruição causada pelo incêndio (criminoso) de um carro. Foto de @bypillz.

    Pandemia?

    E tudo voltou a ser como antes na 13 de Maio. Moradores enfrentam barulho à noite e comerciantes precisam lavar as calçadas pela manhã depois de retirar garrafas, copos e todo tipo de lixo.  Os restaurantes e bares estão funcionando com distanciamento, mas a galera que fica nas calçadas, essa não cessou, não.  Ontem foi festival de fotos nas redes sociais mostrando a desordem.

    Pega fogo!

    O presidente Jair Bolsonaro anunciou que não vai se meter nas eleições municipais, mas circula um áudio do deputado federal, Daniel Silveira, dizendo que ele apoia Elias Montes, pré-candidato do PSL a prefeitura. E vem acompanhado de fotos de Elias e Silveira com Bolsonaro nas redes sociais.

    Mundo religioso

    Olha, os artigos do frei Volney José Berkenbrock são muito, mas muito bacanas. Ele fala de todas – todas, é bom frisar – as religiões e sempre traz informações muito relevantes contadas de uma maneira que encanta. Você confere seus artigos aqui na Tribuna e já deixamos o link do artigo que fala de Shiva, divindade indiana.

    Libras

    Partisans fazem aqui uma singela homenagem às moças que traduzem as sessões da Câmara de Vereadores em Libras, a linguagem dos sinais, nas transmissões pela internet e TV Câmara. A gente não sabe como elas conseguem não perder a classe quando traduzem as baixarias ditas pelos vereadores. Se fosse a ala riso frouxo dos Partisans no lugar delas a gente ia parar tu-do na hora da pancadaria.

    Paranormal

    Área da cultura e turismo precisa de um suporte espiritual porque os Partisans não creem que seja incompetência, mas algum fator paranormal para explicar porque as obras de espaços como o Palácio de Cristal e o Theatro D. Pedro não conseguem terminar. Falta licenciamento do Iphan para o Palácio, que teve os jardins mexidos e para o Theatro projeto de acessibilidade.

    A cigana leu o meu destino

     

    Falando em orientação espiritual, um pré-candidato a prefeito foi buscar uma forcinha com um pastor que faz revelações.  Mas, ele quer garantir por todos os lados e vai também jogar búzios.

     

    E que foto de Juliana Rangel com a nossa Catedral!

    Últimas