• Governo Zema é aprovado por 62% dos mineiros e reprovado por outros 31%, diz Genial/Quaest

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/abr 09:58
    Por Ricardo Corrêa e Pedro Augusto Figueiredo / Estadão

    Em seu segundo mandato no comando de Minas Gerais, o governador Romeu Zema (Novo) ostenta um índice de aprovação de 62%, enquanto 31% desaprovam sua gestão. Os dados são da pesquisa Genial/Quaest realizada entre os dias 4 e 7 de abril. De acordo com o levantamento, 7% dos eleitores mineiros não souberam avaliar o governo ou não responderam.

    De acordo com a pesquisa, são 41% os que consideram a gestão do mineiro positiva. Enquanto isso, 18% a veem como negativa. Outros 34% apontam que o governo é regular. Não souberam ou não responderam 7% dos eleitores.

    Entre os mineiros, a área com a melhor avaliação no governo Zema é a educação. De acordo com o levantamento, são 51% os eleitores do Estado que consideram a gestão da área como positiva, enquanto 15% veem como negativa. Outros 34% apontam como regular.

    Também são bem avaliadas as áreas de segurança pública (43% positiva; 37% regular e 20% negativa) e geração de emprego e renda (43% positiva, 38% regular e 18% negativa). Na sequência aparecem habitação (40% de índice positivo) e saúde (39% de positivo). Os piores resultados são registrados em infraestrutura e mobilidade (34% positivo, 38% regular e 29% negativo) e transporte público (34% positivo, 37% regular e 29% negativo).

    Para 58% dos mineiros entrevistados pela Quaest, o Estado está melhor que os demais no Brasil. Outros 26% acham que está pior e 15% não souberam ou não responderam. Além disso, 36% veem o Estado melhorando, 43% acham que está igual e 19% apontam piora.

    Os mineiros também foram questionados sobre a economia do Estado e do Brasil. São 22% os eleitores que acham que a economia mineira melhorou (23% no caso da economia brasileira), 44% os que avaliam que ficou igual (28% no caso da brasileira) e 30% os que dizem que piorou (45% no caso da brasileira).

    Lula é aprovado por 52% e reprovado por 47% em Minas

    Com relação ao governo Lula, são 52% os mineiros que aprovam a gestão e 47% os que desaprovam. Apenas 1% não soube ou não respondeu. O resultado é o melhor registrado por Lula nos quatro Estados pesquisados pela Genial/Quaest na primeira semana do mês. Os outros são São Paulo, Paraná e Goiás.

    Foram ouvidos 1.506 eleitores, por meio de entrevistas presenciais em 82 municípios do Estado. A margem de erro do levantamento em Minas é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Também foram realizadas pesquisas em São Paulo, no Paraná e em Goiás.

    Últimas