Governo trabalha para recuperar R$ 1,2 milhão para o Parque Natural
O governo municipal, por intermédio da Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, trabalha para recuperar R$ 1,2 milhão ignorado pelo governo anterior. O recurso será disponibilizado por intermédio da Câmara de Compensação Ambiental da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), que define a aplicação de recursos provenientes de termos de compensação ambiental devida por empreendimentos que geram impactos ambientais no estado.
O projeto do parque – criado em 2010 – prevê a construção de uma área de convivência para os turistas, com restaurante e banheiro público. Além disso, a criação das trilhas três, quatro e cinco e a restauração de uma casa em ruínas que já existe no local. Uma sede própria para a Secretaria de Meio Ambiente também será criada no local.
Para Fred Procópio, que vai assumir a Secretaria de Meio Ambiente, a ampliação do espaço vai beneficiar diretamente a população, que terá um espaço maior e bem mais acabado. Ele destacou que ainda que haverá uma nova reunião ainda neste mês para tratar do assunto.
“Petrópolis vai ganhar muito com a ampliação do Parque Natural. Está prevista a criação de uma área de convivência para os turistas, com restaurante e banheiro público. Além disso, haverá ainda a ampliação das trilhas três, quatro e cinco. Infelizmente, esse projeto foi deixado de lado pela gestão anterior e a cidade perdeu muito com isso”, disse Fred.
Até o fim do mês, o município vai encaminhar à Prefeitura as exigências que o município precisa cumprir para a liberação da verba. Além disso, Fred lembrou que a indicação para o uso da verba foi deliberada pelos deputados estaduais André Corrêa e Marcus Vinicius.
“A primeira reunião foi muito importante. Eles entenderam a importância do espaço para Petrópolis e, consequentemente, da reforma e da ampliação desse espaço. A Secretaria Estadual do Ambiente e o Inea serão grandes parceiros”, afirmou o futuro secretário.