• Governo Federal prorroga prazo para atualização de cadastros do BPC

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/12/2018 12:59

    O Ministério do Desenvolvimento Social prorrogou o prazo para atualização de cadastros de pessoas que têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) – também conhecido como Loas. O período final era o dia 31 de dezembro, mas agora foi estendido: quem faz aniversário em janeiro, fevereiro e março deve procurar o Cras (Centro de Referência em Assistência Social) mais próximo até o dia 30 de março de 2019. Em Petrópolis, mais de 3 mil pessoas estão inscritas para receber o benefício. 

    O BPC é voltado para idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência que tenham renda de apenas ¼ de salário mínimo – ou R$ 238 por pessoa. Essas pessoas, que não conseguiram se aposentar ou não podem trabalhar e, por consequência, não possuem fonte de renda, têm direito ao benefício de um salário mínimo garantido pelo governo federal. Para isso, é preciso estar com o cadastro em dia. 

    É preciso que o beneficiário fique atento, já que a confirmação do cadastro é fundamental para garantir a continuidade do recebimento do BPC. Quem perder o prazo pode ter o benefício suspenso até a regularização do cadastro. “Como o prazo era até o fim deste ano, a Secretaria de Assistência Social montou uma estrutura especial de atendimento no Cras Centro, em Itaipava e no Centro Administrativo. Com a extensão, as pessoas poderão procurar com mais tranquilidade todos os Centro de Referência em Assistência Social e fazer essa atualização de cadastro. A recomendação é que os beneficiários liguem para a Secretaria e agendem um horário de atendimento, mas também serão atendidos se forem direto a algum Cras”, explica a secretária de Assistência Social, Denise Quintella. 

    Para a confirmação do cadastro, o beneficiário deve levar RG e CPF pessoais e de quem mora com ele, além de comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone). O atendimento em qualquer Centro de Referência em Assistência Social acontece de segunda a sexta, de 8h às 17h. Se preferir, é possível agendar um horário de atendimento pelo telefone: 2233-8110. Por esse número também é possível tirar dúvidas e consultar qual é o Cras mais próximo ao beneficiário. 

    Também foram modificado os prazos para os demais beneficiários. Quem recebe o BPC e faz aniversário em abril ou junho precisa atualizar os cadastros até 30 de junho; nascidos entre julho e setembro têm até 30 setembro para isso; já os de outubro a dezembro têm até o fim do ano que vem. 

    Veja os endereços dos Cras em Petrópolis: 

    CRAS Quitandinha: Rua Alagoas, s/nº
    CRAS Centro: Rua Dr. Sá Earp, nº 39
    CRAS Retiro: Rua Henrique Dias, 221
    CRAS Posse: Estrada União e Indústria, S/N, ao lado do CIEP Gabriela Mistral (CEU da Posse)
    CRAS Corrêas: Rua Vigário Correa, 443
    CRAS Vale do Carangola: Rua Waldemar Vieira Afonso, 19 – Antiga ONG
    CRAS Itaipava: Estrada União e Indústria, 11.860
    CRAS Madame Machado: Rua Geraldo Lourenço Dias, s/nº (ponto final do ônibus 704) 

    Últimas