• Governo do Rio apresenta em Massachusetts, nos Estados Unidos, tecnologia social de combate à violência contra a mulher

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Programa Empoderadas, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, fará inédita cooperação com o estado de Massachussetts, nos EUA

    04/12/2023 16:49
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A violência doméstica é um dos principais temas que, infelizmente, afetam a comunidade brasileira residente no estado americano de Massachusetts, região que acolhe o segundo maior contingente de brasileiros no exterior, representado por cerca de 400 mil imigrantes, segundo informação do Consulado-Geral do Brasil, em Boston.

    Com objetivo de trocar experiências de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher em Massachusetts, o programa Empoderadas, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Rio, desembarca esta semana nos Estados Unidos para inaugurar seu primeiro projeto de cooperação internacional, nas cidades de Boston e Worcester, na próxima quinta-feira (07).

    Seguindo o padrão do que acontece em mais de 70 polos, distribuídos em diferentes cidades do estado do Rio de Janeiro, o projeto de cooperação do Programa com os EUA buscará fortalecer a rede de apoio em benefício de mulheres brasileiras vítimas de violência em Massachusetts, oferecendo serviços nas áreas social, jurídica e psicológica. Como também já ocorre no Brasil, oferecerá aulas técnicas de desvencilhamento e leitura corporal, no tatame, ministradas por professoras integrantes do Empoderadas, especialistas em artes marciais.

    A iniciativa contará com o apoio do Espaço da Mulher Brasileira – EmuB do Consulado-Geral do Brasil, em Boston, o primeiro no mundo a receber um EmuB.

    A cooperação também buscará contribuir para reduzir os números da violência de gênero na região de Massachusetts. Na última quarta-feira, uma jovem brasileira de 28 anos foi morta pelo ex-namorado na localidade.

    Erica Paes, Superintendente de Empoderamento e Equidade de Gênero do Governo do Estado do Rio de Janeiro, idealizadora e responsável pelo programa Empoderadas, reforça a necessidade de fortalecer práticas de combate à violência contra a mulher na região.

    “A violência contra a mulher tem uma linguagem universal e, infelizmente, casos de abusos não têm fronteiras. Com o grande índice de violência contra imigrantes brasileiras em solo americano, principalmente em Massachusetts, conforme dados compartilhados pelo próprio consulado, acreditamos que a conscientização seja urgente e essencial na garantia dos direitos das mulheres”, afirmou Erica.

    “Nossa missão é salvar vidas de mulheres brasileiras, seja no Rio ou em qualquer lugar do mundo”, acrescentou.

    A secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a deputada Federal licenciada Rosangela Gomes, quando parlamentar federal, foi responsável pela viabilização da implantação do Espaço da Mulher Brasileira no Consulado de Boston.

    “É uma necessidade diante do alarmante número de brasileiras vítimas de violência naquele país, além de uma oportunidade de o Estado do Rio de Janeiro apresentar para o mundo uma ferramenta de combate à violência que têm sido tão eficaz por aqui”, destacou Rosangela.

    No Rio de Janeiro, o programa Empoderadas já atendeu mais de um milhão e meio de mulheres.

    Últimas