• Governo do Estado lança pedra fundamental de obra de construção do Laboratório da Uva em Areal

  • Unidade será dedicada ao suporte técnico e científico aos produtores locais

    12/abr 09:14
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

    A cidade de Areal, na região serrana do Rio, deu um importante passo rumo à consolidação como polo vitivinícola do estado. O Governo do Rio lançou, nesta quinta-feira (10/03), durante evento na Vinícola Borgo Del Vino, a Pedra Fundamental da obra de construção do Laboratório de Melhoramento e Aprimoramento da Viticultura Fluminense. O projeto inovador é resultado de um acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado de Agricultura, por meio da Pesagro-Rio, e a Prefeitura de Areal.

    O laboratório será dedicado ao suporte técnico e científico aos produtores locais, com foco em análises detalhadas de solo e uva, desenvolvimento de novas técnicas de cultivo e aprimoramento de variedades adaptadas ao clima serrano. A iniciativa visa elevar o padrão da produção regional, impulsionando a criação de vinhos de excelência e consolidando a vocação enoturística da região.

    “O laboratório será uma referência em inovação no setor vitivinícola fluminense. Vamos oferecer aos produtores o suporte necessário para que possam competir com os melhores do mundo em qualidade e eficiência. Essa é uma entrega para o desenvolvimento econômico sustentável da região”, destacou o secretário de Agricultura, Flávio Ferreira.

    Com uma estrutura moderna, o espaço também será destinado à capacitação de produtores e técnicos agrícolas, oferecendo cursos, workshops e programas de atualização em manejo de vinhas e práticas sustentáveis. Areal já desponta como protagonista nesse cenário. O município conta com mais de 30 hectares de área plantada, com oito variedades de uva, e atrai visitantes interessados em experiências que remetem à tradicional região da Toscana, na Itália.

    “O município de Areal concentra a maior produção de uvas e vinhos do Rio de Janeiro, com cerca de quarenta hectares de área plantada e mais de oito variedades de uva. Já são 15 vinícolas instaladas na região, com uma produção estimada de mais 60 mil garrafas de vinho por ano. É sem dúvida o município mais estratégico para o desenvolvimento do enoturismo fluminense e o apoio do Governo do Estado é fundamental”, afirma o presidente da Pesagro-Rio, Paulo Renato Marques.

    O novo laboratório reforça o compromisso do estado do Rio de Janeiro com o fortalecimento da agricultura da região, a inovação tecnológica no campo e o estímulo ao turismo rural. Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e Areal se consolidam como rota de charme para os amantes do enoturismo e da boa gastronomia.

    Sobre o Laboratório

    O Laboratório de Viticultura de Areal será instalado em uma área municipal, cedida para a Pesagro-Rio, com cerca de 135 metros quadrados, divididos entre os Laboratórios 1 e 2, com 37,6 e 18,4 metros quadrados cada, respectivamente. Haverá um salão de Recepção de Amostras de uva e vinho, e um ambiente de sala de estar, sala técnica de registros, além de depósito, almoxarifado, copa e banheiros masculino, feminino e PCD.

    O Laboratório de Viticultura de Areal terá uma capacidade de análise de até 1.000 amostras anuais. Elas serão distribuídas entre análises físico-químicas e microbiológicas, em função das épocas e demandas a serem apresentadas pelos viticultores, além daquelas oriundas das pesquisas de adaptação e manejo produtivo. A proposta será atender os padrões analíticos exigidos e acompanhados, tais como: grau brix, pH e acidez, dióxido de enxofre – SO2 (sulfito) total e livre, acidez total e acidez volátil, densidade, graduação alcoólica, fermentação malolática, turbidez e estabilidade proteica.

    Leia outras notícias sobre Petrópolis e região:

    Últimas