Governo do Estado inaugura rodovia este mês

  • 07/03/2016 14:50

    Depois de mais de 40 anos de tentativas para reconstruir o antigo Caminho Velho do Ouro, em Paraty, o Governo do Estado do Rio de Janeiro inaugura, este mês, a rodovia Paraty-Cunha, na Serra da Bocaina. A estrada liga Paraty, na Costa Verde fluminense, a Cunha, no Vale do Paraíba, em São Paulo.


    O término das obras, executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), órgão vinculado à Secretaria de Obras, tira do papel uma antiga reivindicação dos moradores de Paraty. Com 9,4 quilômetros dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, a estrada liga a BR-101, na altura de Paraty, a Cunha e à sua principal via de acesso, a Via Dutra. A obra custou R$ 105 milhões, com investimentos da Eletronuclear, como compensação ambiental, e do Governo do Estado, por intermédio de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

    – Essa obra é esperada há mais de 40 anos, e a sua conclusão representa o resgate de um sonho de devolver a Paraty uma saída pela serra. Além de incrementar o turismo das regiões, vai servir para preservar a fauna e flora da Serra da Bocaina. Ganha a economia das duas cidades e o meio ambiente – disse o governador Luiz Fernando Pezão.

    Últimas