Governo do Estado inaugura Petrópolis Presente
O governador do Rio, Cláudio Castro, inaugurou, nesta quarta-feira (1º), o Petrópolis Presente. Essa é a 39ª base da Operação Segurança Presente no Rio de Janeiro e a oitava no Interior do Estado. A unidade conta com 31 policiais, 21 agentes civis e assistente social, e vai funcionar diariamente, das 8h às 20h.
“A implantação desta base em Petrópolis reforça o nosso compromisso em ampliar o policiamento de proximidade em todo o estado. Eu não tenho dúvida que esse Programa vai fazer, não só que o morador, mas que todo o turista que venha a cidade, se sinta mais protegido”, afirma o governador Cláudio Castro.
A base vai funcionar de forma provisória no 26º Batalhão de Polícia Militar, até que a instalação definitiva, que ficará próxima ao Terminal Rodoviário do Centro, seja concluída.
“O Segurança Presente irá modificar a forma de policiamento em Petrópolis. Vamos levar o conceito de proximidade e atendimento social, uma marca do programa e que, além de reduzir os índices de criminalidade, irá trazer a sensação de segurança à Cidade”, afirmou o Secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi.
Itaipava terá policiamento nos finais de semana
O Petrópolis Presente vai atuar no Centro Comercial do município, cobrindo toda a Rua do Imperador. Nos finais de semana, devido a grande presença de turistas, o distrito de Itaipava também vai contar com um esquema especial de policiamento, das 8h às 20h. Ao todo, o policiamento será feito com o apoio de 12 viaturas.
Programa já acontece em outras cidades do Estado
Com o Petrópolis Presente, o programa chega a 39ª base, e está espalhado por 22 municípios do Rio de Janeiro. No Interior, atualmente as bases estão instaladas em Teresópolis, Barra do Piraí, Volta Redonda, Três Rios, Miguel Pereira, Macaé e Campos dos Goytacazes. Outras três unidades estão na fase final de análise de viabilidade técnica para serem implantadas.
Números do Programa
O programa teve início com o Lapa Presente, em janeiro de 2014. Já são 17 bases inauguradas na atual gestão do Estado. Desde o começo da operação, o Segurança Presente já atendeu 365 mil pessoas em vulnerabilidade social, localizou cerca de oito mil foragidos da Justiça e conduziu mais de 52 mil suspeitos às delegacias.