• Governo do Estado e Detran-RJ lançam ‘Identidade Digital RJ’

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/10/2021 11:43
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Governo do Estado, por meio do Detran-RJ, está lançando nesta quarta-feira (20), a ‘Identidade Digital RJ’. Com ela, os cidadãos do Estado do Rio poderão ter o documento de identidade também no telefone celular, com validade em todo o território nacional. A nova “Identidade Digital RJ” estará disponível nas principais plataformas digitais – lojas Android e IOS -, oferecendo mais praticidade a quem precisa usar o documento no dia a dia.

    O novo serviço, no entanto, não é obrigatório. Quem não quiser tirar a carteira digital, poderá continuar a usar o documento físico, em papel.

    A Identidade Digital RJ estará disponível, de início, para quem tem a carteira de identidade emitida a partir de 5 de abril de 2019. Depois desta data, todos os documentos de identidade passaram a ser entregues com um QR Code na parte interna. E é com este código, indispensável, que o usuário poderá baixar a versão digital. Os que tiverem a carteira sem QR Code poderão fazer a segunda via do documento e, depois, acessar o aplicativo.

    Após cada período de 12 meses, será necessário que o portador do documento refaça novamente o processo de autenticação obrigatório. Por enquanto, para atender ao disposto na Lei Geral de Proteção de Dados, o aplicativo estará disponível apenas para maiores de 18 anos. Em futuro próximo, os pais poderão autorizar a emissão dos documentos de seus filhos.

    Confira o passo a passo para obter sua identidade digital:

    1- Baixar o aplicativo “Identidade Digital RJ” disponível nas plataformas Android e IOS;

    2- Conceder as permissões necessárias para funcionamento do aplicativo;

    3- Escanear o QR Code disponível na parte de dentro da identidade física;

    4- Disponibilizar reconhecimento facial via aplicativo;

    5- Criar senha numérica para login do aplicativo;

    6- Se todos os dados estiverem corretos, o documento estará disponível no formato digital.

    Últimas