• Governo do Estado conclui aquisição de câmeras embarcadas em viaturas de Segurança e Defesa Civil

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Cada viatura terá, no mínimo duas câmeras, uma interna e outra externa, esta equipada com softwares de reconhecimento facial e leitura de placa

    12/fev 08:38
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Os órgãos de segurança pública e defesa civil do Estado do Rio de Janeiro passarão a contar, em breve, com uma importante ferramenta tecnológica. O Governo do Estado concluiu o processo licitatório para implantação do sistema de câmeras embarcadas para equipar cerca de 5 mil viaturas, o que vai custar cerca de R$ 236,5 milhões. Cada viatura terá, no mínimo, duas câmeras, uma interna e outra externa, esta equipada com softwares de reconhecimento facial e leitura de placa.

    Com a nova aquisição, a Polícia Militar terá 3.392 viaturas operacionais equipadas com as câmeras embarcadas, reforçando o aparato tecnológico de monitoramento. Também serão beneficiados com câmeras embarcadas o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), a Casa Civil (responsável pela Operação Foco), o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e a Secretaria de Governo, responsável pelo programa Segurança Presente e pela Operação Lei Seca.

    Assim como as 12.719 câmeras corporais portáteis já implantadas na Polícia Militar, as câmeras embarcadas em viaturas serão ferramentas para proteger os policiais de possíveis falsas acusações, inibir reação de pessoas em conflito com a lei, ampliar a transparência das ações policiais, entre outros benefícios.

    Nos próximos dias, será assinada a ata de registro de preços pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Casa Civil, último passo para que os órgãos assinem seus contratos com a empresa licitada. O contrato será assinado em regime de comodato, ou seja, sem transferência imediata de patrimônio para o Estado do Rio, evitando-se, entre outros inconvenientes, o rápido processo de obsolescência observado nas áreas de tecnologia da informação e comunicação.

    Últimas