• Governo da Austrália abre oportunidades para brasileiros estudarem com bolsa em algumas das melhores universidades do mundo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/05/2016 09:52

    Estão abertas, até 30 de junho de 2016, as inscrições para o programa Endeavour Scholarships & Fellowships do governo australiano. Anualmente, o programa oferece bolsas integrais a candidatos do mundo todo, em qualquer área de conhecimento e de qualquer idade. De acordo com o Departamento de Educação e Formação Profissional da Austrália, para participar da edição 2017 do Endeavour é necessário, entre outros requisitos, ter concluído um curso de graduação completo (salvo categoria Executive Fellowship), apresentar certificado de proficiência em língua inglesa e carta de aceite de uma universidade ou instituição australiana.

    “Com instituições de ensino de renome global e excelente padrão de qualidade de vida, quem tem planos de fazer um intercâmbio ou quer estudar fora encontra na Austrália um dos melhores ambientes mundiais para realizar esse sonho”, afirma Niclas Jonsson, Conselheiro de Ciência e Educação da Embaixada da Austrália no Brasil.

    Além das credenciais acadêmicas (sete das 100 melhores universidades do mundo são australianas), o clima quente, a paixão por esporte e a diversidade cultural são pontos-chave de atração australianos, com os quais os estudantes brasileiros se identificam.

                   

    Cursos disponíveis

    Pelo programa, são quatro as categorias de bolsas:

    • Postgraduate Scholarship  para estudos completos de especialização ou mestrado de até dois anos (Master by coursework ou Master by research, respectivamente), ou de doutorado de até quatro anos;
    • Research Fellowship  para pesquisa de curto prazo (quatro a seis meses) de pós-doc ou dentro de um programa de mestrado ou doutorado iniciado no país de origem;
    • Vocational Education and Training (VET) Scholarship –para desenvolvimento de habilidades ocupacionais ou relacionadas ao trabalho em cursos técnicos de até dois anos e meio; 
    • Executive Fellowship – para profissionais em níveis avançados de suas carreiras que queiram uma oportunidade para desenvolvimento profissional, estágio executivo ou visita técnica de até quatro meses na Austrália. Esta é a única modalidade de estudo que não requer curso de graduação completo; ao invés disso o candidato precisa comprovar relevância profissional.

     

    Perguntas frequentes:

    É possível utilizar as bolsas para aprender inglês na Austrália?

    Não. Os níveis mínimos de inglês estão discriminados no Applicant Guidelines (disponível no site) e correspondem a inglês avançado. Para participar do programa Endeavour Scholarships & Fellowhsips é necessário comprovar proficiência no idioma por meio do Toefl ou Ielts. Candidatos que já tenham estudado pelo menos um ano de graduação em país de língua inglesa podem apresentar documento que comprove essa situação, a fim de se isentar dos testes de proficiência. Os requisitos de admissão do curso podem ser diferentes dos requisitos da bolsa, por isso, é aconselhável verificar ambas as  condições.

    Como entro em contato com uma instituição australiana para conseguir a carta de aceite?

    O contato com as instituições australianas é responsabilidade exclusiva do candidato e pode ser feito por meio dos canais convencionais das universidades ou centros de pesquisa, como e-mail disponível no respectivo site, telefone da instituição, contato do coordenador do curso, página de inscrição no curso. Para conhecer as universidades, visite www.universitiesaustralia.edu.au.

    As bolsas incluem ajuda de custo?

    Os bolsistas Endeavour ficam completamente amparados durante todo o período do programa. As bolsas são integrais e incluem, além das mensalidades do curso/programa, despesas de viagem de ida e volta, subsídio para alojamento, bolsa mensal de AU$ 3.000, seguro de saúde, assistência pós-seleção, um tutor para casos específicos, fornecimento de informações no pré-embarque, aconselhamento sobre questões de saúde ou segurança e assessoria em subsídios para alojamento.

     

    Serviço

    O Guia do Candidato está disponível no http://internationaleducation.gov.au/Endeavour, arquivo Applicant Guidelines na guia “Application”. As inscrições para 2017 poderão ser feitas até 30 de junho de 2016. Os critérios de elegibilidade e os demais requisitos estão disponíveis no site http://internationaleducation.gov.au/Endeavour. Outras dúvidas podem ser esclarecidas por e-mail education.brasilia@dfat.gov.au.

    Informações sobre imigração, vistos ou permissão para levar a família para a Austrália podem ser obtidas no site www.border.gov.auou pelo número +1 613 238 1040.



    Sobre o Departamento de Educação e Formação Profissional da Austrália: Com sede na Austrália e diversos escritórios no exterior, o Departamento de Educação e Formação Profissional é responsável por políticas nacionais e programas que ajudam os estudantes a acessar ensino de qualidade desde a infância, contemplando também a educação internacional e a pesquisa científica.

      

    Últimas