• Governador em exercício promete revitalização da Estrada de Secretário

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/01/2021 17:30
    Por Janaína do Carmo

    O governador em exercício Cláudio Castro anunciou nesta terça-feira (12) que a Estrada de Secretário (RJ-123) será revitalizada. A licitação acontecerá em maio e a previsão é que as obras tenham início ainda neste primeiro semestre. O anúncio foi feito durante a visita as obras de restauração da Estrada União e Indústria, no trecho entre Pedro do Rio e Posse (RJ-134), que é de responsabilidade do governo do Estado.

    “O investimento na Região Serrana é de R$ 500 milhões em recuperação das estradas, com a elaboração do plano de contingência, obras de contenção e outras intervenções que não aconteceram ao longo desses 10 anos. Vamos fazer o que não foi feito e olhar para frente, planejando novas intervenções e investimentos”, disse o governador.

    Leia também: governador não dá prazo para entrega das casas e pagamento das indenizações às vítimas das chuvas de 2011

    A RJ-123 não recebe intervenções há anos. Alguns trechos não tem acostamento, falta capina e também sinalização. Além disso, alguns pontos contam com buracos e há desníveis na pista. A estrada liga a região de Pedro do Rio a Secretário e segue até a cidade de Vassouras, atravessando ainda os municípios de Paty do Alferes e Paraíba do Sul.

    Estrada União e Indústria: obras depois de mais de 10 anos de espera

    As obras de revitalização da Estrada União e Indústria, no trecho entre Pedro do Rio e Posse (RJ-134) começaram no fim do ano passado. Esse trecho pertence ao governo do Estado e por isso as intervenções estão sendo feitas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O valor do investimento será de cerca de R$ 21,8 milhões, com melhorias em 14,4 quilômetros de extensão. A previsão de conclusão é de oito meses.

    As obras são resultado de uma ação civil pública do Ministério Público aberta em 2009, onde o governo do Estado foi condenado a realizar as intervenções. Desde a condenação, o Estado vem descumprindo prazos e sendo multado por não dar início as obras de revitalização da estrada.

    Durante a visita as obras na União e Indústria, na manhã desta terça-feira, o governador em exercício Claudio Castro anunciou que toda a extensão da RJ-134, que segue até São José do Vale do Rio Preto, também será revitalizada. Segundo ele, as intervenções serão possíveis graças a um convênio entre o DER e a prefeitura de São José. As obras devem começar em breve.

    Últimas