• Governador Cláudio Castro visita obras do Túnel Extravasor

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/jan 17:15
    Por Manoelle Rocha

    Na manhã deste sábado (27), o Governador do Rio, Claudio Castro, esteve em Petrópolis para visitar as obras do Túnel Extravasor e para a reinauguração do Restaurante Popular Regina de Lourdes Pereira.

    Acompanharam a visita os vereadores Hingo Hammes, Dudu, Fred Procópio, Domingos Protetor e o Secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi. Após passar pelo canteiro de obras, no Quissamã, Castro seguiu para o restaurante Popular, onde falou sobre a segunda etapa das intervenções do Túnel e os trabalhos realizados no local até o momento.

    Saiba mais: Restaurante Popular de Petrópolis é reinaugurado neste sábado

    Foto: Reprodução

    “É muito importante a gente fiscalizar estas obras para que elas sejam entregues no tempo certo e com qualidade. Nessa segunda fase estamos chegando perto dos 40% da obra pronta, a gente torce para que até o final deste ano e para as chuvas do ano que vem a obra seja entregue”, declarou Castro.

    Leia também: Estado confirma início da segunda etapa das obras no Túnel Extravasor para o fim do mês

    O governador ressaltou que a responsabilidade do Estado era somente a conclusão das obras emergenciais, e que após a primeira etapa, o Governo Federal deveria assumir, uma vez que originalmente esta seria uma obra de responsabilidade federal.

    “É muito importante a gente lembrar que não era nosso compromisso fazer aquela obra, íamos fazer a parte inicial e depois o governo federal assumiria a outra parte. Mas como estava uma transição complexa e a obra não podia esperar, o Estado assumiu e vai entregar a obra por inteiro”, afirmou Castro.

    O chefe do Executivo estadual lembrou ainda que o túnel, construído na década de 60, não recebeu nenhum investimento ao longo dos últimos 50 anos, e que para executar esta obra de grande porte, o investimento por parte do governo do Estado chegou perto dos R$ 100 milhões.

    O morador, presidente da Associação de Moradores e uma das vítimas das chuvas de fevereiro de 2022, Hélito Fráguas, que também acompanhou a visita e está acompanhando a execução das obras do Túnel Extravasor, afirmou que agora na segunda etapa, estão concluindo os itens prometidos há muitos anos, que é justamente a concretagem de fundo, paredes laterais e teto.

    “Agora estamos tendo a obra definitiva, é uma obra com duração de 1 ano e 8 meses, é satisfatório ver o trabalho sendo feito, acompanhamos diariamente, a empresa faz um relatório e temos uma reunião semanal”, pontuou Hélito.

    O morador também comentou sobre os desafios encontrados durante a execução do projeto, como, por exemplo, a parte final de desemboque do túnel, que é de responsabilidade do município, e a parte na Rua da Feira, onde irá acontecer parte da obra.

    “A Rua da Feira é muito apertada, vai começar uma obra ali e vai ter que entrar um container com máquinas e a mobilidade ali é difícil, precisamos adequar de uma maneira que não prejudique os moradores e as obras”, ressaltou.

    Hélito ainda destacou que as obras concluídas já surtiram efeito positivo para os moradores. Ele relatou que com as chuvas dos últimos dias, várias ruas já estariam com vários buracos abertos, caso parte da intervenção não tivesse sido feita. Ele conclui que os problemas estão sendo sanados e não terminados.

    Segunda fase das Obras do Túnel Extravasor

    A primeira fase das obras do túnel teve início em julho de 2022 e término em março do ano passado. Ainda em 2023, em setembro, foi iniciada a segunda fase de intervenções.

    Leia também: Governo do Estado abre licitação para segunda fase das obras do Túnel Extravasor

    Nesta etapa estão sendo realizadas obras nas comportas da galeria, jateamento de concreto para proteção em volta das paredes e no teto e a concretagem no fundo do túnel que possui 3,2 km de extensão, 4 metros de largura e 4 metros de altura e tem um custo total de R$ 41.290.047,36.

    Últimas