Goiás vence Paysandu, conquista título inédito da Copa Verde e levanta uma taça após cinco anos
O Goiás é o campeão da Copa Verde de 2023. Na noite desta quarta-feira, o time goiano voltou a vencer o Paysandu, desta vez por 2 a 1, no estádio da Serrinha, em Goiânia (GO) pelo jogo de volta da final. O Goiás entrou em campo com uma vantagem de 2 a 0, conquistada em Belém (PA). Com o título, o Goiás garantiu uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2024.
Este foi o primeiro título da Copa Verde conquistado pelo Goiás. O clube vivia um jejum de cinco anos sem levantar uma taça, quando sagrou-se campeão do Campeonato Goiano de 2018. Além do título, o Goiás ainda embolsou R$ 400 mil como premiação.
O Goiás começou cedo a encaminhar seu título. Logo no primeiro lance de jogo, Naylhor derrubou Maguinho. Após a revisão no monitor do VAR, o pênalti foi assinalado. Encarregado da cobrança, Vinícius bateu no alto e abriu o placar aos seis minutos.
O Goiás seguiu ditando o ritmo da partida e chegou ao segundo gol novamente de pênalti. Matheus Peixoto recebeu em velocidade e foi derrubado dentro da área. Desta vez, o VAR não teve que intervir. O próprio Matheus Peixoto cobrou e aumentou a vantagem goiana, aos 38 minutos. Ainda na primeira etapa, por pouco Bruno Melo não amplia em um chute de longa distância, sendo defendido pelo goleiro do Paysandu.
Na segunda etapa, o Goiás voltou relaxado e viu o Paysandu diminuir logo aos oito minutos. Após cobrança de falta na área, Naylhor desviou e Bruno Alves ficou com a sobra para marcar. A bola ainda desviou no caminho antes de balançar as redes de Tadeu.
Mesmo com o gol sofrido, a situação do Goiás era tranquila. O time ainda poderia perder por um gol de diferença. Com a posse de bola, a equipe trocou passes, gastou o tempo. A situação ficou ainda mais cômoda com a expulsão de Paulo Henrique na reta final. Com um a mais, o Goiás apenas administrou a vantagem para conquistar o título inédito da Copa Verde.