• Globo inicia neste domingo cobertura jornalística sobre as Olimpíadas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/06/2021 08:50
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Maior competição esportiva do planeta, os Jogos Olímpicos vão muito além das disputas entre atletas. Envolvem assuntos como economia, cultura, comportamento, meio ambiente e ciência. Com esse olhar diferenciado, o Jornalismo da Globo acompanha de perto, em telejornais e programas, a preparação da delegação nacional, da torcida brasileira e da cidade sede para o evento, que começa em Tóquio, no dia 23 de julho. Na reta final da contagem regressiva para o acendimento da pira olímpica, estreiam séries especiais sobre o tema. A primeira, neste domingo, dia 27, no ‘Fantástico’.  

    Durante os Jogos de Tóquio, a TV Globo terá mais de 200 horas de transmissões olímpicas, principalmente de provas que envolvam atletas brasileiros e as grandes decisões. Mas como se formam os grandes nomes que entram para a história ao alcançarem o pódio olímpico? É o que mostra “A Construção do Atleta”, do ‘Fantástico’. O primeiro dos quatro episódios mostra aspectos essenciais para o nascimento de um atleta olímpico, como a genética e o ambiente, além de pesquisas que comprovam que os olímpicos vivem mais e têm menos doenças graves que a maioria da população. Um exemplo é a americana Kerry Walsh, do vôlei de praia, que vai tentar o quarto ouro aos 42 anos; e a brasileira Formiga, dona de duas medalhas no futebol e que, aos 43 anos, se tornará a recordista de participações olímpicas do Brasil. 

    Em cinco episódios, “Caminho das Medalhas” estreia segunda-feira, dia 28, no ‘Jornal Hoje’, e faz um passeio pelos 101 anos de participação brasileira nos Jogos. O repórter Edgar Alencar mostra as dificuldades dos atletas brasileiros nas primeiras edições do evento; os pioneiros e as primeiras medalhas; o caminho trilhado pelas mulheres para poderem competir; e a importância dos imigrantes no desenvolvimento do judô e da vela, dois dos esportes que mais trouxeram medalhas para o Brasil. A escolha do Rio como sede olímpica de 2016 e o legado deixado pelo evento para o esporte do país também estão na pauta. “É uma série recheada de boas histórias e grandes personagens do esporte brasileiro. Prato cheio para quem, assim como eu, é um apaixonado pelos Jogos Olímpicos”, diz Edgar Alencar, que conversou com nomes como a saltadora Aída dos Santos, única mulher brasileira a competir nos Jogos de Tóquio-1964; e os medalhistas olímpicos Marcelo Negrão, do vôlei; e Mayra Aguiar, do judô. Na terça-feira, dia 29, mais um episódio de “Enciclopíadas”, do ‘Hora 1’ apresenta as regras e curiosidades do taekwondo.  

    O último trabalho de Tino Marcos na TV Globo mostra a ligação de modalidades olímpicas com o Brasil e com os brasileiros. Uma viagem para quem é apaixonado por esporte, que começa no dia 5 de julho, no ‘Jornal Nacional’. Tino e Kiko Menezes passam por Florianópolis, em Santa Catarina, terra natal do skatista Pedro Barros, seis vezes campeão mundial; pelas praias no Rio de Janeiro, de onde saíram as primeiras campeãs olímpicas da história do esporte brasileiro, e Baia Formosa, no Rio Grande do Norte, residência e local de treinamentos de Ítalo Ferreira, um campeão mundial de surfe. “Fiquei muito feliz desde o início, quando o ‘Jornal Nacional’ projetou uma série que mostrasse o ponto de vista dos brasileiros com relação a cada modalidade. Sempre gostei de contar histórias humanas, com bons personagens, trazendo agora também um pouco do que a gente vai ver nos Jogos de Tóquio, a partir de 23 de julho. Muito contente por ver no ar algo tão realizador como meu último trabalho na empresa. Vai ser um momento para curtir e aproveitar”, diz Tino Marcos. No mesmo dia, o ‘Jornal da Globo’, inicia a série “Sentidos Olímpicos”, do repórter Guilherme Roseguini. A visão é o tema do primeiro episódio. Nathalie Moellhausen, da esgrima, e especialistas explicam como atletas reagem a movimentos aparentemente imperceptíveis das armas e acertam seus rivais em milésimos de segundo. 

    Essência dos Jogos Olímpicos, o esporte reina na TV Globo e do SporTV. Na nova série do ‘Esporte Espetacular’, que estreia neste domingo, dia 27, Marcos Uchôa traça o perfil de quatro destaques da delegação brasileira que estará em Tóquio. A primeira personagem de “Crônicas do Uchôa” é a judoca Mayra Aguiar, que pode se tornar recordista de medalhas olímpicas da modalidade, caso chegue novamente ao pódio – foi bronze em Londres 2012 e no Rio 2016. Ainda no programa, o segundo episódio de “Atletas do Meu Brasil” homenageia Hortência, um dos maiores nomes do basquete brasileiro; e o “Minha Medalha” relembra a conquista do bronze de Rosângela Santos no revezamento 4×100 do Brasil nos Jogos de Londres 2012.

    A reta final das Liga das Nações, último passo da preparação das seleções de vôlei para Tóquio, é atração do SporTV. Nesta sexta-feira, dia 25, o time feminino encara os Estados Unidos na grande final, às 14h30, com transmissão ao vivo do SporTV2. No sábado, dia 26, o canal transmite as semifinais masculinas a partir de 6h30, quando o Brasil encara a França. Na sequência, às 10h, Polônia e Eslovênia definem o segundo finalista. A decisão acontece neste domingo, às 10h. Se o Brasil estiver na briga pelo título, a TV Globo também exibe a partida ao vivo.

    Em Split, na Croácia, a seleção masculina de basquete joga suas última fichas por uma vaga nos Jogos Olímpicos. Os canais SporTV transmitem ao vivo o Pré-Olímpico que começa na terça-feira, dia 29. O Brasil está no Grupo B, estreia diante da Tunísia, às 15h e encerra a participação na primeira fase no dia seguinte, no mesmo horário, contra a Croácia. Os dois primeiros de cada chave avançam às semifinais, e apenas o campeão carimba o passaporte para Tóquio.

    Últimas