• Giro da Tribuna: Técnico do Serrano prevê seis brigando pelo título na B1

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/05/2020 11:48

    Em entrevista exclusiva ao titular da coluna, o técnico Maurinho assegurou que vai trabalhar pelo acesso do Serrano à elite do futebol do Rio em 2021. 

    O treinador, anunciado em março e que ainda não foi apresentado à torcida, revelou que está muito ansioso para dar início aos trabalhos e que dispõe de uma relação de jogadores para serem contratados para a disputa do Campeonato Estadual da Série B1, que começa, a princípio, no dia 15 de agosto.

    O ex-lateral direito do Flamengo nunca enfrentou o Serrano em nenhum momento de sua carreira como jogador ou técnico. 

    No entanto, disse que vem a Petrópolis com relativa frequência para passear e que gosta muito da cidade. Por isso, o fato de o leão da Serra ser tradicional pesou na hora de aceitar o convite para ser técnico, feito pela Interfut. 

    “Dá para fazer um bom trabalho no clube. Gosto da cidade e quero fazer com que o time volte ao Campeonato Carioca”, contou o treinador. A última vez que o clube petropolitano disputou a elite foi em 1982.

    Como técnico e assistente, o treinador do azul e branco serrano tem experiência até na Série A, quando trabalhou como auxiliar de Petkovic no Vitória, da Bahia. 

    No Rio, atuou como técnico do Mageense e Barra Mansa, sendo que esse chegou perto de classificá-lo para a Série A1. Esteve por 20 dias no Bonsucesso há dois anos e sonha com títulos e crescimento na carreira. 

    Como a pandemia trouxe o recesso ao futebol, Maurinho quer logo dar o pontapé inicial aos trabalhos no Serrano, sendo que os treinos estão definidos no CT da Interfut, na Barra. 

    Ele prevê que, no máximo até julho, o futebol da Segundona retome normalmente para que a bola role em agosto. O Serrano estreará contra o Serra Macaense, no estádio do rival. 

    Com a retomada, a Interfut e os demais membros da comissão técnica vão atrás de reforços. Alguns jogadores, conforme a coluna antecipou recentemente, já estão sendo contatados para saber se quer vestir a camisa do Serrano na Segundona deste ano. 

    Os nomes dos jogadores, porém, não foram revelados. Maurinho, por outro lado, deixou escapar que tem nomes que disputaram o Estadual da B1 em 2019, pelo Leão da Serra, que podem renovar. 

    Indicados pelo gerente de futebol, Alex Arruda, tais nomes serão postos na pauta de contratações. “Tenho conversado com toda a comissão, incluindo o Alex (Arruda) sobre nomes para contratar. Alguns do Serrano, que atuaram no ano passado, são alguns deles e estamos analisando tudo para que possamos acertar para a formação do elenco”, explicou Maurinho.

    Sobre as chances de brigar pelo título, o técnico não se fez de rogado. Para ele, seis clubes têm chances fortes de brigarem pela conquista da Segundona – o caminho para a elite carioca -, sendo que incluiu o Serrano na relação, cujos nomes não mencionou. Para ele, o fator estrutura não será o único determinante para que uma equipe seja bem-sucedida na competição. 

    “A Interfut e o Serrano proporcionam boas condições para o trabalho. O estádio está sendo reformado e teremos um CT para treinar. Mas não será esses fatores estruturais que levará o Serrano ao título. A Série B1 é uma divisão muito difícil e outras questões farão parte de tudo para que se possa pensar em título”, finalizou Maurinho.

     

    Giuliana em casa

    Um dos maiores talentos do mountain bike brasileiro, a petropolitana Giuliana Salvini, a Giugiu, segue em treinos permanentes em casa. Uma estrutura foi montada para que a atual campeã brasileira, de 16 anos, siga mantendo a forma nesse período de pandemia. Ela segue um rigoroso plano de seus treinadores, que monitoram seus exercícios à distância. Se tudo correr bem, ela deve competir na Maratona Estrada Real, marcada para agosto em Itabirito, em Minas Gerais. 

     

    Base vai continuar

    No programa “Momento do Esporte” de terça-feira, o técnico do sub-13 do Serrano, Léo Kronemberger, declarou que a base do Serrano (sub-11 e sub-13 de futebol) não vai ser abandonada. Um áudio circula nas redes sociais, no qual um pai diz que o clube está dispensando todos os atletas. Segundo Léo, a Interfut alugará um campo para que os garotos possam fazer seus aprontos.

     

    Treinos em casa

    Os jogadores que serão contratados pela Interfut para a Segundona terão orientação na preparação física por vídeo, enquanto o Governo do estado não liberar o futebol no Rio de Janeiro. O preparador físico Ígor vai passar todo o plano de treino para os atletas por meio de videoconferência. Segundo Maurinho, dessa forma os atletas – quando retomarem os trabalhos – estejam minimamente em condições para o batente.

     

    Retomada duvidosa

    Os efeitos práticos da pandemia são muito claros. E fica difícil contestar os números das mortes e complicado também quando será possível praticar, o que a Federação de Futebol do Rio fala sobre o tal “Jogo Seguro”. Isso foi uma questão levantada com Leonardo Kronemberger na entrevista de terça na Tribuna FM. Para ele, sem a vacina, fica complicado pôr em prática os campeonatos como eram jogados anterior à pandemia.

     

    Curtas

    Pé de Vento segue em treinamento – Atletas como Robson Pereira Lima, Silvano Lima e Tiago Ferreira seguem em treinamento e orientados por Henrique Viana, que atualmente trabalha como médico PSF e mora em Santa Teresinha de Goiás, no estado goiano.

    Avancini deve competir em agosto – O atleta olímpico de Petrópolis, Henrique Avancini, deverá fazer sua primeira competição desde que retornou do exterior nos dias oito e nove de agosto, na Maratona Estrada Real, na cidade mineira de Itabirito.

    Confirmada mudança na Petrópolis-Itaipava – Marcada para agosto, a Corrida Petrópolis Itaipava vai incluir um percurso de seis quilômetros dentro da prova, com largada na praça de Corrêas.

    Últimas