• Giro da Tribuna: reabertura das academias volta à discussão

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/05/2020 13:15

    Acossados pela crise, os donos de academias sabem que a reabertura de seus estabelecimentos são um passo fundamental para a recuperação da categoria. Porém, os números ainda muito altos da expansão do coronavírus em Petrópolis devem botar um freio nos planos dos empresários do setor. Nesta segunda-feira (4), às 15h30 o prefeito Bernardo Rossi vai receber uma comissão do Conselho Regional de Educação Física para debater a reabertura, ainda neste mês, ou prolongar mais um pouco até que a situação se estabilize.

    Há um clima nada otimista com relação aà liberação dos espaços ainda neste mês, embora o Cref vá levar ao prefeito as normas para o funcionamento das academias nesse período epidêmico que o município vive. É um documento aprovado pelos profissionais da educação física que, apesar de bem detalhados, enfrenta a resistência de uma ala da saúde, que defende com unhas e dentes a manutenção do isolamento social para até junho. Ainda assim, não dá para cravar que aconteça alguma decisão sobre reabrir ou não as academias na reunião desta tarde no Palácio Sérgio Fadel.

    Responsáveis por empregar centenas de profissionais em uma cidade que possui três faculdades de educação física, as academias começam a ver seus negócios naufragarem em plena época de pandemia. Os sinais estão para todos osa lados. Um dono de estabelecimento negociou diretamente com o dono do imóvel a redução no valor do aluguel e, para piorar ainda mais as coisas, uma das mais tradicionais – a Physical – anunciou o fechamento de suas portas no sábado passado. Criada na década de 90 pelos professores André Fernandes e Celeste, a Physical sucumbiu diante da crise.

    Além do mais, médicos recomendam a atividade física regular para melhorar o sistema imunológico. As academias fornecem esse serviço. Por isso, donos de academias torcem para que haja, ainda que parcial, controlada e segura, a reabertura dos espaços para ainda este mês. A confiança deles é grande, apesar dos dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde sobre o aumento diário no número de casos do coronavírus. O Presidente da Câmara Municipal, o professor de educação física Hingo Hammes, entende bem o drama e defende uma solução que passe por todas as partes envolvidas, que inclui até o aluno, pois se este estiver gripado, será desaconselhado a ir ao local para malhar.

    O tema academia foi o assunto único do programa “Momento do Esporte” desta segunda-feira (4). Um dos conselheiros do Cref, Renato Farjalla, não se mostrou otimista com a possibilidade de dar a condição das academias abrirem suas portas neste mês. Para ele, o setor terá que esperar mais um pouco, até porque divulgou o resultado de uma pesquisa em que os alunos mais escolarizados tendem a voltar a malhar somente após a onda da pandemia diminuir o contágio, ou então a criação de uma vacina capaz de eliminar a zero a chance de ficar doente. Trocando em miúdos, espera-se mais um  acordo para prazos de reabertura do que os espaços abrirem amanhã as suas portas.  

     Petrópolis-Itaipava

    A edição de 2020 da Corrida Petrópolis-Itaipava, a princípio, está mantida para o dia dois de agosto. Segundo um dos organizadores, Artur de Freitas Castro, a menos que o Governo Municipal e instâncias digam para alterar a data, a prova de 15 quilômetros será disputada. As inscrições estão abertas no site da papaleguas.orb. A largada será no palácio de Cristal, às 8 horas e a chegada no Parque Municipal de Itaipava.

    Sampaio Corrêa

    Um dos adversários do Serrano no Campeonato Estadual da Série B1, o Sampaio Corrêa aguarda o documento final da Federação de Futebol do Rio sobre as recomendações para a volta ao futebol. O gerente de futebol, Rafael Ferreira, o Zoinho, revelou que nesta semana haverá uma reunião no clube de Saquarema para definir plano de treinos e contratações. O lateral Magdiel, ex-Serrano, está no radar.

    Superintendência

    A Superintendência de Esportes espera promover no dia 16 de agosto a etapa da Copa Internacional de mountain bike, no Vale do Cuiabá. Este deverá ser o primeiro grande evento do departamento da Prefeitura para o período pós-coronavírus. No entanto, antes disso, as comunidades deverão ser beneficiadas com o Festival de Esportes, que são atividades físicas, torneios de futebol e aulas de dança.

    Curtas

    Lauro narra gols de 1992 – O locutor e jornalista, Lauro José, vai emprestar a sua voz para narrar a penalidade da decisão do Campeonato Estadual da Segunda Divisão de 1992. Naquela decisão, o Serrano venceu o Barreira por 4 a 2 após um empate sem gols no tempo normal.

    Subvenção vai continuar – Mesmo ainda sem uma ideia de quando começará seus campeonatos, a Liga Petropolitana de Desportos assegurou o apoio da Superintendência de Esportes para o pagamento da taxa de arbitragem em algumas competições oficiais.

    Federação tem pressa – A autorização dada pela Federação de Futebol do Rio para que os clubes possam iniciar seus treinos a partir desta segunda-feira não encontrou respaldo nos governos do estado e município. 

    Leia também: Giro pelo esporte: Como será o retorno do futebol amador em Petrópolis?

    Últimas