Giro da Tribuna pelo Esporte: Secretarias de Saúde dos municípios é que devem liberar cidades para receber jogos da Série B1
Na reunião realizada remotamente na última segunda-feira, a Federação de Futebol do Rio explicou aos representantes dos times que vão disputar o Campeonato Estadual da Série B1 os detalhes do protocolo “Jogo Seguro”, que prevê medidas médicas e sanitárias rigorosas para a presença na Segundona deste ano, que deve começar no dia nove de setembro.
Na realidade, foi dado o pontapé inicial ao segundo e último campeonato promovido pela Ferj em 2020. Dele, sairá os classificados para o Campeonato Carioca de 2021 e os rebaixados para a B2 do mesmo ano. Depois de um Carioca conturbado, a entidade quer dar o início ao campeonato através da normatização de protocolos que precisam ser seguidos à risca para evitar a contaminação do coronavírus entre os atletas e envolvidos com a disputa.
A tendência é que o rigor aos clubes no Campeonato Carioca sejam os mesmos para a Série B1. E mais: a liberação dos jogos nos respectivos estádios só será possível através de um documento expedido pela Secretaria de Saúde das cidades que vão abrigar os jogos, entre elas Petrópolis. Na Cidade Imperial, há aspectos que a Secretaria terá de observar atentamente, tais como a chegada da delegação adversária nas partidas no estádio Atílio Marotti.
Será realizada nesta quinta-feira mais uma reunião por videoconferência, com a presença de dirigentes de clubes com um médico responsável, a fim de que se cumpram as etapas dos protocolos para receber os jogos da Segundona.
Maratona do Rio será virtual
Uma das provas de rua mais queridas do país, a Maratona do Rio acaba de anunciar que não fará sua edição física em 2020 – marcada para acontecer entre os dias 9 e 12 de outubro. A medida foi tomada tendo em vista a saúde e o bem-estar dos competidores e de todas as pessoas envolvidas na produção do evento, bem como o tempo necessário para preparação dos atletas.
Maratona do Rio será virtual 2
Este ano, a Maratona do Rio vai oferecer aos inscritos a possibilidade de participar de uma prova virtual que vai unir os participantes em uma grande corrente do bem contra o coronavírus. Cada quilômetro corrido será revertido em um valor doado para o desenvolvimento e produção de tratamento para a doença. Mais detalhes serão divulgados a partir do dia 10 de agosto no site: http://maratonadorio.com.br/.
Nenhuma corrida de rua confimada para 2020
O Superintendente de Esportes, Lenadro Kronemberger, o Berg, disse que não há nenhuma corrida de rua liberada, mas apenas reserva de data. No entanto, não há nenhum evento autorizado por causa do coronavírus. E o ok para que tudo aconteça dependerá fundamentalmente da Secretaria de Saúde, pois ela dirá se é ou não seguro a realização de uma prova de rua.
Futebol master sim, mas o de crianças não
Em entrevista ao programa “Momento do Esporte”, o presidente da Liga Petropolitana de Desportos, Geraldo Barros, anunciou sua intenção em promover ainda neste ano o Campeonato Municipal de futebol master, mas sem data ainda. Segundo o dirigente, tudo dependerá da liberação das autoridades públicas para a realização de eventos esportivos. Ele já vê com pessimismo a realização das competições infantis.
Bolão 16 encerra competições em 2020 I
Não há a menor chance de haver campeonatos de bolão 16 neste ano, pelo menos na Região Sudeste. A CBB anunciou que pretende fazer duas reuniões, em fevereiro do ano que vem para alinhavar o calendário de eventos. No estado, a cidade que abriga os principais clubes da modalidade – Nova Friburgo e Sociedade Esportiva Friburguense – estão com suas sedes fechadas, assim como todo o município em plena quarentena.
Bolão 16 encerra competições em 2020 II
A principal atleta petropolitana de bolão 16, Patrícia Bade anunciou nesta semana que aguarda a liberação dos clubes para retomar os treinos na Sociedade Coral Concórdia. Ela vai treinar uma vez por semana até o mês de novembro, quando então intensificará o aumento dos aprontos visando o retorno aos campeonatos, que devem acontecer em fevereiro. No momento, tem feito Lives e treina parte física em casa.
Exigências para liberação são conhecidas
No próximo dia 24, os clubes e associações que possuem espaço esportivo vão entregar relatórios sobre as condições Uma particularidade observada pelas autoridades se dá para uma atenção especial a vestiários e bares, para que isso não inviabilize o restante do clube. E haverá fiscalização, tanto nos clubes quanto nas quadras comunitárias.
Oito anos sem Guerra Peixe
Nesta quinta-feira completa oito anos do falecimento do jornalista e radialista Paulo Guerra Peixe, considerado o maior nome da imprensa esportiva petropolitana. “Seu Guerra”, como era conhecido, viveu de um pouco a vida esportiva: foi presidente de clube e da LPD, atleta de destaque, cronista em vários jornais da cidade, repórter de campo e, acima de tudo, um amigo para toda hora.
Clube campeão na internet
Levantamento da OLX sobre as camisas de times de futebol mais buscadas apontou que o Flamengo, que venceu o Campeonato Carioca na semana passada, também levou o caneco como clube mais querido da plataforma, sendo responsável por 27% da preferência dos usuários. A disputa entre segundo e terceiro lugar foi bem acirrada, com os times paulistas Palmeiras e Corinthians ficando com 9% e 8% das pesquisas, respectivamente.
Curtas
Hóquei volta em agosto – Com a flexibilização do esporte, o hóquei sobre patins finalmente voltará a atividade em agosto no ginásio da Casa de Portugal. Não foi definido ainda se jogará algum torneio até o final do ano. Isso menos para as crianças.
Incertezas ainda pairam sobre a Copa – Apesar da Confederação Brasileira de Ciclismo ter cancelado as provas válidas pelo ranking internacional este ano, a organização da Copa Internacional de mountain bike não se posicionou a respeito ainda.
Incertezas ainda pairam sobre a Copa 2 – A etapa petropolitana da Copa Internacional está marcada do dia quatro a seis de dezembro, no Vale do Cuiabá. A expectativa é a de que os organizadores devem falar nos próximos dias sobre o que fazer.