• Giro da Tribuna pelo Esporte: política para o desporto municipal precisa ser prioridade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/12/2020 10:18

    Não vou entrar no mérito de quem entrou, ou se haverá nova eleição para o executivo municipal. O que é importante abordar, a meu ver, é a relevância do esporte no contexto atual do cenário da gestão pública de Petrópolis para os próximos anos. Já foi o tempo que o setor era apenas um cargo à parte da área administrativa, sem a importância devida. Hoje, há um caminhão de argumentos que ressaltam o seu significado para a sociedade.

    Em que pese o esporte ter perdido o status de secretaria no governo Bernardo Rossi, o planejamento e recursos não foram alterados, para não comprometer os programas em andamento. Levar esporte a todos sempre foi um desafio de inúmeras administrações, sendo que foi raro os que conseguiram chegar perto do mínimo necessário. E o governo que termina em dezembro conseguiu mais êxito do que seus antecessores.

    Para quem assumir a Prefeitura em janeiro, a missão será a de dar continuidade aos projetos que foram bem sucedidos. Mais do que isso, pode aprofundar suas políticas, associando-as a de outras secretarias, como as de saúde, educação e, por que não, o turismo, pois a Cidade Imperial tem se notabilizado nos últimos anos não apenas como uma cidade histórica, mas que divulga, através dos feitos esportivos, o seu nome para todos os cantos.

    Podemos citar dois esportes que fazem sucesso por aqui: o mountain bike e a corrida de rua. Com relação a primeira, a possibilidade de conquista da primeira medalha de ouro por parte de um cidadão local nos Jogos de Tóquio, no ano que vem, são enormes. Hoje, Henrique Avancini ocupa a primeira colocação do ranking internacional e traz com ele uma geração de pilotos que brilham em várias competições, com destaque para Giuliana Salvini Morgen.

    Já a corrida de rua cresceu muito nos últimos quatro anos, obrigando a Prefeitura a criar um calendário exclusivo para a modalidade, incluindo um ranking municipal para estimular potenciais corredores a conquistar resultados ainda maiores. Antes da pandemia, o município tinha uma média de duas a três provas de rua mensalmente, reunindo mais de 600 pessoas em todas elas. 

    É claro que existe espaço para fazer crescer outros esportes por esta região. Só que, a partir de 2021, tudo dependerá do novo governante, que mantenha ou melhore ainda mais seus investimentos na área esportiva. Tudo bem que existe uma pandemia e isto torna difícil se fazer qualquer planejamento para todo o ano, mas que não descuide do departamento mais saudável de todo um governo. 

    Avancini, de férias, já prepara início para 2021 na África do Sul

    O piloto petropolitano Henrique Avancini curte merecidas férias em Petrópolis. Mas seu descanso não será longo, pois nas próximas semanas embarca para a África do Sul, onde começa um training camp no país, além é claro a participação em algumas provas importantes no país. Será o começo de uma preparação para a próxima temporada que terá como ápice a disputa por medalha de ouro no mountain bike durante os Jogos Olímpicos de Tóquio. Otimista, ele quer a disputa por vitórias e a manutenção da liderança no ranking internacional da UCI.

    Atleta petropolitana fará rifa para ajudar nas despesas de viagem em campeonato no Chile

    Convocada para a seleção brasileira máster de handebol, que em março do ano que vem disputará o Campeonato Sul-americano em Santiafgo, no Chile, a petropolitana Vanessa Pelli está organizando uma rifa para ajudar a custear a sua viagem, já que a Confederação Brasileira não bancará nada para a delegação verde e amarela. Vanessa estima que precisará de R$ 5 mil reais. A rifa vai “correr” no dia 10 de fevereiro e serão ofertadas uma blusa amarela e em seguida a blusa azul. Um bloquinho estará disponível na loja dos seus pais, Xepas Sapataria, que fica no Shopping Monte Castelo loja 6 , na subida da Rua Teresa.

    No balanço positivo de Giuliana Salvini Morgen, a experiência internacional pesou positivamente

    A competidora jovem e bem sucedida teve uima temporada excepcional, confirmando a sua condição de melhor juvenil do país. Por isso, o ano de 2020 começou com uma grande expectativa, afinal, agora competindo em seu primeiro ano na júnior, a atleta ganharia a oportunidade de disputar contra as melhores do planeta na Copa do Mundo de MTB Júnior, a UCI Juniors World Series XCO, com objetivo de preparar-se para o campeonato mundial da modalidade.

    Reeleito, Arnaldo Rippel dá sequência ao trabalho de modernização do Petropolitano

    O conselho deliberativo do Petropolitano concedeu na segunda-feira mais um mandato ao médico e sambista Arnaldo Rippel para os próximos três anos. No comando do clube desde 2005, o dirigente vai dar sequência ao trabalho de modernização do clube, além do incentivo aos eventos sociais e esportivos. No entanto, ele deve anunciar nos próximos dias que será seu último mandato no alvinegro. 

    Nova Iguaçu mais perto de voltar para a elite do futebol carioca

    Nesta quarta-feira, o Nova Iguaçu joga contra o Maricá, no estádio Alzirão, às três horas da tarde em meio a uma enorme expectativa, já que se vencer a Taça Corcovado se garantirá seu retorno à elite do futebol carioca de forma antecipada, além de estar na decisão do Campeonato Estadual da Série B1. A campanha do time laranja na Segundona deste ano é algo a ser ressaltado, além é claro do seu adversário, que conseguiu fazer uma bela campanha no segundo turno. Já o Duque de Caxias, que somou o maior número de pontos em toda a competição, assegurou sua vaga no quadrangular decisivo.   

    Maradona é, na opinião de treinador, um autêntico “artista da bola”

    “Um artista da bola”. É assim que o treinador de futebol Marcos Falopa definiu Diego Maradona em uma entrevista ao Canal Imagens em Foco, para o qual falou sobre o legado de uma lenda futebolística e um pouco da brilhante trajetória profissional do argentino. Falopa ainda contou muitas histórias e curiosidades sobre o jogador, afinal, o treinador – conhecido nacional e internacionalmente, já atuou com Pelé, Rivelino, Jairzinho e outros, acompanhou oito Copas do Mundo como observador e analista técnico, entre diversos outros trabalhos – pôde acompanhar o talento argentino de perto.

    Pacientes recuperados da Covid-19 devem passar por avaliação cardíaca na retomada de atividades físicas   

    A pandemia de Covid-19 tem afetado não somente a saúde respiratória da população mundial. Por se tratar de uma doença considerada sistêmica – que atinge múltiplos órgãos – especialistas observam cada vez mais casos onde a infecção acomete também o coração. Um estudo publicado pelos membros do Conselho de Cardiologia do Esporte Americano, na revista médica JAMA (The Journal of the American Medical Association), mostrou que até 22% dos pacientes hospitalizados com a Covid-19 apresentam lesão cardíaca aguda, o que é significativamente maior se comparado à taxa de apenas 1% registrada em pacientes de outras doenças virais graves.

    Surf é uma das novas modalidades dos Jogos Estudantis do Rio de Janeiro

    Uma das grandes novidades da edição de 2020 dos Jogos Estudantis do Rio de Janeiro será o surf. O evento, que acontece nos dias 05 e 06 de dezembro, na Praia da Barra da Tijuca, entre os Postos 5 e 6, receberá alunos das redes de ensino pública e particular, com idade entre 12 e 17 anos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site dos Jogos. Um dos grandes focos desta edição será a participação de pessoas PCDs nas modalidades eSports, atletismo e natação. Além disso, terá vôlei de praia, tênis de mesa, ginástica rítmica (virtual), e as novidades: handbeach, fut7, basquete 3×3, corrida virtual, skate, e, claro, o surf. 

    62% dos internautas no Brasil jogam jogos eletrônicos, diz levantamento do Ibope

    Conectados em múltiplas plataformas, seja no celular, computador ou no console de videogame, os jogos online vêm se tornando uma paixão nacional. Evoluíram e hoje são considerados uma modalidade esportiva profissional. No Brasil, 62% dos usuários de internet jogam games e 30% deles passam entre uma e duas horas jogando videogames diariamente, revelam dados da quarta edição do Data Stories, levantamento mensal da Kantar Ibope Media. O smartphone é o principal device usado para jogar games no Brasil e concentra a preferência de 74% dos jogadores. 

    Curtas

    Petrópolis Open de Tênis adiado para 2021 – A pedido dos jogadores e patrocinadores, a quarta edição do Petrópolis Open de Tênis, que previamente estava marcado para este mês na academia Locatelli, foi adiado para o ano que vem. A pedido dos patrocinadores e jogadores, o evento terá uma nova data.

    Brasil na F-1 – O brasileiro Pietro Fittipaldi fará sua estreia na F1 com a Haas no Grande Prêmio de Sakhir, neste próximo domingo, substituindo Romain Grosjean. O piloto francês se recupera de forte acidente ontem no GP e, por conta de lesões nas mãos, não poderá competir na 16ª etapa do Mundial de F1, que também será sediada no Circuito Internacional do Bahrein.

    Uma temporada do avesso – As Olimpíadas de Tóquio em 2020 foram adiadas devido à pandemia, e ainda assim existem muitas incertezas no mundo dos esportes olímpicos. Em um evento que envolve milhares de pessoas, as questões de patrocínio e investimentos acabam pesando com o cancelamento. Mas, e agora, quais são as perspectivas deste cenário?

    Últimas