• Giro da Tribuna pelo Esporte: mando de campo ajudou clubes na Série B1 de 2020? Para a maioria, não

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/12/2020 11:05

    Nova Iguaçu e Sampaio Corrêa – que vão jogar o Campeonato Carioca de 2021 – decidem o título do Campeonato Estadual da Série B1 neste sábado, às 15 horas, no estádio Lourival Gomes, em Saquarema. Donos das melhores campanhas na Segundona, as equipes mostraram que o fato de jogar em casa ou fora dela não fez a menor diferença no resultado final e o que prevaleceu foi o bom trabalho realizado por ambos nesta temporada.

    Quando falo sobre a questão do mando de campo, traço um paralelo com uma recente reportagem do site Globoesporte.com, que apontou o ano 2020 atípico para aqueles clubes da Série A que jogam em seu mando de campo, que em tempos outros fazia uma enorme diferença. No caso da Série B1, o Nova Iguaçu obteve 81 por cento de índice técnico em partidas no estádio Laranjão, enquanto que fora de seu campo conquistou 74,1 por cento.

    Com o Sampaio Corrêa, o resultado foi um pouco diferente de seu rival na decisão: obteve 61 por cento de índice jogando no Lourival Gomes, contra 74,1 atuando fora de casa. Essa situação do clube de Saquarema foi bem parecida com a do Serrano, o décimo colocado no geral do campeonato. No estádio Atílio Marotti, conseguiu 37,1 por cento, contra 52,4 quando fez suas partidas longe de Petrópolis.

    Num levantamento geral, entre os 17 clubes que jogaram a Série B1, nada menos do que 10 deles tiveram índice técnico superior em jogos fora de casa. Ou seja, jogar em seu próprio domínio não fez muita diferença nesta temporada.

    Atleta de Petrópolis ganha protagonismo nacional em luta contra o racismo

    Ao lado dos famosos Carlão Barreto e Márcio de Deus. O atleta de jiu-jitsu de Petrópolis Wellington “Brasa”, realizou um debate recente sobre os casos de racismo que ocorrem no esporte do município. Para o petropolitano, é inconcebível que atitudes racistas façam parte do desporto e quer mais ações para acabar com esse problema de uma vez por todas. O faixa preta quer trazer esse debate para Petrópolis e reunir outros do município nessa empreitada.  

    Atleta do Magnólia participa de competição na Itália

    O atleta do Magnólia, Danilo Fagundes, de 32 anos, ficou no Top 10 do Campeonato Italiano de Pentatlo Moderno, realizado recentemente. O carioca somou 1.340 pontos e foi o nono colocado dentre os 27 pentatletas que participaram do torneio. Danilo foi o único estrangeiro na competição, que foi realizada em Roma. Pelo clube petropolitano, Danilo participa de competições de esgrima e é treinado por Guilherme Fontes, coordenador da modalidade no clube.

    Atleta do Magnólia participa de competição na Itália 2

    Atual líder do ranking nacional e heptacampeão Brasileiro, Danilo vai continuar na Itália até o início de janeiro para continuar se aperfeiçoando na modalidade. No país europeu, o Danilo Fagundes está treinando com a equipe local de Pentatlo Moderno. Ele compete de olho em uma das vagas do Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Atualmente, ele é o melhor brasileiro no ranking que está sendo formado para definir os últimos classificados da modalidade nas Olimpíadas do Japão.

    Campeão Municipal de futebol máster sairá neste domingo e Petrô tem a vantagem

    Após a vitória por 2 a 0 sobre o Internacional/Alegria no estádio do Santa Isabel, o Petropolitano está a um passo do tricampeonato municipal de futebol máster. Com Bruninho inspirado, o alvinegro do Valparaíso fez um belo jogo no primeiro confronto decisivo e agora só depende de um empate ou até derrota por 1 a 0 garante a conquista. Mas ninguém canta vitória antes do tempo. O duelo deste domingo será disputada no estádio do Ricacho Doce, em Anápolis e começará às 10 horas.  

    Esporte ganha protagonismo no cenário político municipal

    Petrópolis viveu recentemente as eleições locais e, a despeito de polêmicas, o esporte ganha um protagonismo inédito no cenário político. O Presidente da Câmara Municipal, Hingo Hammes, é ex-secretário de esportes e hoje tem chances até mesmo de assumir a Prefeitura caso a chapa de Rubens Bomtempo seja julgada inválida pelo TSE, provavelmente neste mês. E se houver um novo pleito para prefeito, quem aparece como favorito para assumir o executivo é o professor de educação física e vereador, Leandro Azevedo, judoca e ex-vice-presidente da LPD.  

    Flamengo e Corinthians ganham o título de melhor Time de Futebol

    Flamengo foi escolhido o melhor Time de Futebol no Brasil, segundo votação popular do iBest, que premia as melhores iniciativas do universo digital brasileiro. Ele disputou com o Corinthians e Vasco na votação aberta. Já na eleição da Academia, que é decidida por um júri de especialistas, o vencedor foi Corinthians, que concorreu com Flamengo e São Paulo. Um dos grandes diferenciais do prêmio foi apresentar grandes empresas e os maiores influenciadores do país com iguais condições de concorrência. 

    Piloto da equipe Mattheis com dever compromisso da Stock Car

    Claro que todo piloto quer terminar a temporada com títulos e vitórias, mas mais do que isso é necessário saber esperar o tempo certo para que tudo aconteça de maneira natural. É com esse pensamento de dever cumprido que o piloto brasiliense Pedro Cardoso, da equipe Mattheis, de Petrópolis, finalizou a sua primeira temporada completa na Stock Car, no último domingo, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, na capital paulista. Para a 12ª e última etapa da temporada, Cardoso classificou na 10ª fila e subiu três posições, terminando em 17º. A vitória da corrida ficou com Ricardo Maurício, que também foi o campeão da temporada 2020.

    Curtas

    Serrano define comissão técnica em fevereiro – A Interfut está encerrando o contrato de todos os jogadores que atuaram na temporada 2020. E em fevereiro, a gestora de futebol do Serrano vai anunciar a nmova comissão técnica. Maurinho Fonseca, portanto, não deve seguir no clube. 

    “Guerreiro Solidário” é a campanha que vai até o dia 20 – A campanha “Guerreiro Solidário” segue até o dia 20 deste mês com a doação de sangue na na Rua Dr. Paulo Hervê, 1130, no Bingen, ao lado do Banco Bradesco. Torcedores do Fluminense participam desta iniciativa.

    Campeão da Libertadores manda mensagem de apoio ao Inter – O ex-zagueiro do Vasco, Odvan, campeão da Libertadores da América em 1998, mandou mensagem de apoio aos jogadores veteranos do Internacional/Alegria nesta reta final do Campeonato Municipal da categoria.

    Candidato da situação para eleição da LPD será definido antes do natal – Impedido pelo estatuto de concorrer a mais um mandato de presidente, Geraldo Barros espera definir o nome que o sucederá no pleito da Liga Petropolitana de Desportos antes do natal.    

    Últimas