• Giro da Tribuna pelo Esporte: Mais um petropolitano confirmado para Tóquio 2020

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/06/2021 15:07
    Por Roberto Márcio, especial para a Tribuna de Petrópolis

    Mais um petropolitano confirmado para Tóquio 2020

    Duas boas notícias sobre o esporte petropolitano agitaram os bastidores. Não por ser uma novidade, mas pelo martelo batido para valer: dois atletas genuinamente da cidade vão brigar por medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Primeiro, a divulgação do time de mountain bike e da maratona olímpica.

    Henrique Avancini, como já esperava, vai liderar o elenco verde e amarelo na busca da inédita medalha no mountain bike. E Daniel Chaves, que correu a Maratona de Londres, na Grã-Bretanha, garantiu sua vaga com o tempo de  2h11min10, no dia 28 de abril de 2019. Quem também será anunciado nos próximos dias será Gabriel Borges, na Vela (49S).

    O Magnólia, clube petropolitano fincado no Bingen, tem uma atleta que treina esgrima que está classificada para Tóquio: trata-se de Maria Ieda Guimarães, a primeira a obter a vaga após garantir sua vaga ao ficar com o quarto lugar nos Jogos Pan-Americanos de Lima. E Fabiana Soares, a petropolitana da esgrima adaptada que luta por vaga na Paralimpíada.

    Piloto de Petrópolis vai a França competir por evolução

    A petropolitana Giuliana Salvini Morgen segue sua trajetória de competições na Europa. Nesta sexta-feira, ela entra na pista parana França, onde participará da Copa França de mountain bike. No sábado, completa sua tour pelo país. Já na semana seguinte, ela vai para a Suíça, onde acontece mais um evento da categoria de júniores.

    Um descanso merecido para o atacante do Flamengo em Petrópolis

    A primeira semana de relax do Flamengo nesse calendário louco do futebol brasileiro deu a oportunidade de alguns jogadores descansarem. E quem foi visto no município foi o atacante Bruno Henrique, que visitou Itaipava e andou por lá acompanhado de sua esposa. Ele virou assunto da população local, principalmente por parte dos torcedores do rubro-negro.

    Enfim, Interfut e Serrano anunciam volta da base do clube em Petrópolis

    O Serrano abriu as inscrições para jovens nascidos nos anos 2008 e 2009 para fazer parte dos times de futebol sub-11 e sub-13, para os treinos em Petrópolis. O clube, que já possui um trabalho de ambas as categorias no CT da Interfut, na Barra, quer montar seu polo no município. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail baseserranofcpetropolis@gmail.com.

    Equipe de atletismo se filia a Farj e Cbat para disputar provas nacionais

    A equipe EloAtle passa a entrar no ranking das grandes competições nacionais. O time de corredores de Petrópolis se filiou a Federação de Atletismo do Rio e a Confederação Brasileira de Atletismo para integrar a relação de inclusão nas grandes competições nacionais e até internacionais. Fundada pelo ex-Pé de Vento, José Cícero Eloy, a EloAtle planeja disputar corridas oficiais em julho.

    Equipe de atletismo se filia a Farj e Cbat para disputar provas nacionais 2

    Seguindo a mesma cartilha que tornou a Pé de Vento uma das principais equipes de atletismo do país, a EloAtle também está de olho na formação de talentos junto aos bairros petropolitanos. José Cícero Eloy planeja montar um projeto chamado Base Social, que vai começar neste mês e a primeira comunidade escolhida para a implementação é o Vicenzo Rivetti.

    Pesquisa apontará perfil dos benefícios da corrida na vida coletiva

    Nos últimos seis meses, a Asics conduziu pesquisas científicas com especialistas mundiais para explorar o impacto do esporte na mente de um grupo seleto de atletas antes do lançamento de um projeto. Esse estudo preliminar foi desenvolvido pela Emotiv, que tem sede em San Francisco. Com o apoio também do médico Brendon Stubbs, um importante pesquisador de exercícios e saúde mental baseado no King’s College, em Londres.

    Pesquisa apontará perfil dos benefícios da corrida na vida coletiva 2

    O estudo usou uma combinação de coleta de dados de eletroencefalogramas (EEG) e autorrelatos para provar o impacto positivo que a corrida tem na mente através de uma série de métricas cognitivas e emocionais – incluindo contentamento (aumento médio de 14,4% imediatamente após o exercício), energia (9,7%) e relaxamento (13,3%) – entre 42 atletas de elite e amadores antes e depois de uma corrida de 20 minutos.

    Pesquisa apontará perfil dos benefícios da corrida na vida coletiva 3

    Estudo realizado pela Universidade de Harvard conecta prática de exercícios com saúde mental. A análise feita em parceria com a Universidade de Warwick, no Reino Unido, foi realizada no decorrer de nove anos com mais de 18 mil entrevistados, entre homens e mulheres a partir dos 50 anos, e buscava entender e relacionar a atividade física e a motivação para viver.

    Recorde na transmissão da decisão da Champions League

    No último dia 29, o mundo parou para assistir à final inédita da Champions League 2020/21, sendo que o Chelsea levou a melhor e levantou a orelhuda pela segunda vez. No Brasil, a transmissão da partida ficou por conta da TNT Sports. Em todas as plataformas, a marca alcançou 9,5 milhões de pessoas durante a exibição.

                            Curtas

    As emoções do kart em julho – A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por meio da Comissão Nacional de Kart (CNK), divulgou a programação para a 22ª edição da Copa Brasil de Kart, que acontecerá em julho no kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina (PR).

    Últimas