• Giro da Tribuna pelo Esporte: LPD terá pela frente o desafio de promover esporte em meio a uma pandemia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/03/2021 10:10
    Por Roberto Márcio – especial para Tribuna de Petrópolis

    Nesta segunda-feira, o conselho fiscal votará as contas de Geraldo Barros e encerrará, finalmente, a sua administração na Liga Petropolitana de Desportos. E a nova diretoria tomará posse em sua sede, na rua 16 de março. Como a recepção na nova diretoria, a pandemia – desde o primeiro dia de mandato do eleito José Neto – lançará muitos outros desafios para a entidade.

    Sobre a pandemia, José Neto falou sobre o tema na eleição que o aclamou, na última sexta-feira, para o mandato de dois anos. “O primeiro grande desafio é trabalhar em meio a uma pandemia, em que ficamos limitados em alguns aspectos. Temos que nos reinventar e fazer com que os clubes também se reinventem. A nossa gestão vai girar em torno de projetos e na continuidade do que já vinha sendo realizado pelo Geraldo, acrescentando ações que ele não conseguiu implementar por conta da pandemia”.

    Consciente das limitações, a LPD tentará inovar para não interromper, por completo, as atividades esportivas na maior crise enfrentada em mais de 100 anos de existência. José Neto e sua equipe terão trabalho pela frente. O Poder Público, atento ao crescimento de casos da Covid, mantém a cautela responsável e vai apoiar, dentro do possível, o que pode ser feito em disputas de jogos e campeonatos. Com isso, a LPD terá que enfrentar novos tempos.

    Veterano professor anuncia fechamento de sua academia

    A academia Ramos, instalada na rua Floriano Peixoto há 46 anos, está fechando suas portas. O antigo dono, o professor Luís Ramos, que recentemente completou 80 anos, anunciou o encerramento das atividades e começará a se desfazer dos equipamentos. O local foi frequentado por gerações de petropolitanos, que lá faziam musculação e natação.

    Separação de secretarias fortalece as partes e dá mais autonomia

    O Governo Municipal separou novamente as secretarias de cultura e esportes. A decisão na prática, dará mais autonomia a ambas as patas e até a possibilidade de obter patrocínios pelas leis de isenção fiscal. Aliás, o atual prefeito tem um projeto de quando era parlamentar que cria leis de benefícios fiscais e que podem atrair mais investimentos para a área do desporto. O mesmo será com a cultura.

    O vôlei também voltará os seus treinos no Petropolitano….

    No próximo dia oito, o Petropolitano reabre suas portas para o vôlei. Os treinos vão acontecer duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras no ginásio José Borzino, com o comando da técnica e atleta máster, Marcia Verônica. De acordo com a treinadora, as turmas serão reduzidas e será seguido um rigoroso protocolo de segurança.

    …. E no Palmeira também!!

    Não será apenas no Petropolitano que o esporte que deu muitas medalhas olímpicas ao Brasil estará retornando. O Palmeira vai abrir as suas atividades nesta modalidade na próxima quarta-feira, sendo que o treino inaugural vai acontecer a partir das 17h30m, no ginásio Luís Vedovani. Os treinos serão todas as quartas-feiras e, assim como no rival alvinegro, vai cumprir os protocolos de segurança exigidos no decreto municipal. Márcia Verônica também estará treinando lá.

    Atleticano Keno, o maior artilheiro do estádio Mineirão

    O Mineirão premiou o artilheiro da temporada no Gigante da Pampulha, após o duelo entre Atlético e Palmeiras. O disputado troféu ficou para o jogador Keno, que obteve um saldo de sete gols durante os 21 jogos em casa. A entrega do prêmio foi realizada pelo ex-atacante atleticano Reinado, maior artilheiro da história do Mineirão, com 151 gols marcados.

    Escuderia de Stock Car troca de endereço e vai para São Paulo

    Velocitta, em SP, passa agora a ser também o endereço de uma das maiores equipes brasileiras: a Crown Racing, bicampeã da Stock Car. Na antiga sede em Petrópolis desde seu surgimento, em 2013, a escuderia acumulou quatro títulos na Stock Car, sendo dois de equipes (com o nome “Cimed Racing”) e dois de pilotos, com Felipe Fraga em 2016 e Marcos Gomes em 2015.

    Flamengo segue como campeão absoluto na venda de camisas

    Campeão brasileiro, o Flamengo também tem se destacado fora dos campos. O time carioca tem feito com que seus torcedores procurem, cada vez mais, honrar o clube com a camisa rubro-negra. Um levantamento da OLX, identificou que o carioca foi o campeão em procura e venda de camisas de futebol em janeiro deste ano.

    Mulheres ganham projeção esportiva e isso é uma excelente notícia

    Os esportes são, em sua maioria, tidos como modalidades tipicamente masculinas – basquete, futebol, atletismo e até mesmo esportes eletrônicos. Mesmo dentro das modalidades mais femininas, o peso do universo masculino ainda é muito maior. Mas nas últimas décadas as mulheres têm lutado para reverter este cenário, seja dentro ou fora das competições. Isso precisa ser lembrado no mês que se comemora o dia delas.

    Curtas

    Mais sobre elas – Atualmente, existem equipes femininas que jogam campeonatos de eSports e ainda recentemente, a maior autoridade brasileira do futebol, a CBF, nomeou mulheres para assumirem o comando do futebol feminino, além de igualar as diárias com o masculino.

    Mais sobre elas II – Há algumas décadas o eSports, modalidade esportiva de games online, vem ganhando espaço no mundo. No Brasil, o ano de 2020 apesar de atípico e um pouco conturbado, fez com que a modalidade tivesse um aumento significativo no mercado.

    Mais sobre elas III – A popularidade do mundo dos esportes virtuais nos últimos anos cresceu em uma escala acelerada, principalmente aqui no país, que se tornou um dos países com melhor recepção da modalidade. E as mulheres já dividem meio a meio com os homens a premiação dos eventos.

    Últimas