• Giro da Tribuna pelo Esporte: Jogos Olímpicos começam em nova conjuntura

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/07/2021 11:25
    Por Roberto Márcio, especial para a Tribuna de Petrópolis

    A olimpíada já começou. O softbol abriu a edição 2020 (ou 2021, como queiram), sendo que ao longo da história, sua realização fascina historiadores, que nem sempre foi marcada pelo esporte por puro prazer ou competição.

    Houve épocas na história em que os Jogos Olímpicos viveram momentos conturbados, sobretudo políticos. Em 1936, na cidade de Berlim, a ascensão do Terceiro Reich influenciou na realização do evento, por exemplo. Ou então os Jogos Olímpicos de Moscou, que sofreu veto de alguns países que apoiavam os Estados Unidos. Só que neste ano, o quadro desenhado no Japão é diferente.

    A pandemia da Covid-19 mudou a cara da olimpíada como a conhecemos. Por conta das restrições impostas pelo Governo japonês transformou Tóquio 2020 em um evento sem público, cheio de protocolos de segurança sanitária e um temor real da expansão da doença no país.

    O público está vetado nos estádios e arenas. E isto, por si só, é algo quase inédito na história de edições olímpicas. A segurança da saúde em primeiro lugar, diz o governo do país. Na semana que vem começam as primeiras partidas. Seja o que Deus quiser!

    Próximo jogo do Pedro do Rio deverá ser no dia 31, contra o Itaguaí

    O Pedro do Rio aguarda uma definição oficial, por parte da Federação de Futsal do Rio, sobre a terceira partida da equipe no Campeonato Estadual de futsal (categoria sub-20). Acredita-se que o duelo contra o Itaguaí será fora de casa. Pela tabela, o alvinegro petropolitano enfrentaria o Vasco no dia sete de agosto, mas a entidade organizadora avisou aos clubes que fará alterações em várias datas. O time venceu o Lagoa FC por 4 a 0, se reabilitando da derrota na estreia para o Afase, por 3 a 0.

    Serrano treina bolas aéreas na área no Centro de Treinamento da Interfut

    Nas imagens dos treinos desta terça-feira, no centro de treinamento da Interfut, na Barra, pôde perceber que treinar bola aérea na área foi um dos fundamentos prediletos trabalhados pelo técnico Hermes Júnior. O Serrano segue a preparação para o primeiro duelo pela Copa Rio, no dia quatro de agosto contra o Pérolas Negras, em Resende. Esta e a próxima semana serão de muito trabalho para o elenco.

    Piloto do Serrano entra na pista neste fim de semana pela Fórmula 1600

    A terceira etapa do Campeonato Paulista de Formula 1600 será disputada no próximo final de semana, no Autódromo Velocitta, considerado um dos melhores do Brasil. O Serrano vai então para Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, onde o petropolitano Antônio Vieira, representante do clube petropolitano, brigará por vitória. “Estou muito motivado, pois o carro foi minusciosamente revisado”, disparou o piloto. Serão disputadas quatro provas, todas válidas para o Campeonato Paulista da Fórmula 1600.

    O importante retorno do minifootbal após mais de um ano sem atividades

    Enfim, o minifootball está de volta. Na Arena Mário Mesquita, obedecendo aos protocolos exigidos pelo Decreto Municipal, a modalidade volta com força total e cheia de planos para a temporada. O presidente da Minifootball Brasil, Rico Chermont, está animado com a nova etapa da modalidade que é uma das mais praticadas no país. É o popular futebol soçaite que deve movimentar semanalmente vários pontos do município.

    Mudanças no Brasileiro poderão acontecer? Acho que sim!

    O campeonato brasileiro de futebol pode sofrer grandes mudanças, com uma renovação do modelo já na próxima temporada. Os principais clubes do país têm se movimentado para organizar a competição, que hoje está sob a coordenação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com conversas encaminhadas há pouco mais de dois anos, o projeto vem avançando nos últimos meses.

    Para advogado, Lei do Mandante beneficia o torcedor

    “Já demorou muito para termos essa ‘lei do mandante’ no Brasil, conforme estabelece o projeto 2.336/2021, em tramitação na Câmara dos Deputados. A rigor, trata-se de uma adequação dos direitos de transmissão ao modelo utilizado em quase todos os países. Significa, basicamente, que é o clube mandante da partida que possui os direitos de comercialização e transmissão do jogo”, ressalta o advogado Fred Zürcher, do escritório Zürcher.

    Pandemia reduziu os valores dos principais clubes europeus, aponta KPMG

    O desempenho financeiro dos times de futebol mais importantes da Europa foi severamente impactado pela covid-19 e registrou queda de 15% no valor de mercado estimado (enterprise values) de acordo com os dados financeiros públicos, encerrando o ano passado com um total de agregado de 33,6 bilhões de euros. Este total, que interrompeu uma sequência de seis anos de crescimento constante, é ligeiramente superior ao registrado em 2018. Essas são as principais conclusões da sexta edição da pesquisa “Avaliação dos Clubes de Futebol: A Elite Europeia” (Football Clubs’ Valuation: The European Elite 2021), realizada pela KPMG, que analisou os indicadores financeiros das 32 equipes europeias mais valiosas.

    Uma importante vitória antes de embarcar para Tóquio

    Antes de embarcar para Tóquio, o petropolitano Henrique Avancini mostrou que realmente está em plena forma,  ao vencer a prova Internacional Estrada Real Racing de Ciclismo Mountain Bike, realizada em Santana dos Montes, em Minas Gerais. Com um tempo final de 1h03m17s, o representante olímpico do ciclismo mountain bike do Brasil conquistou a primeira colocação da prova de seis voltas liderando de ponta a ponta e com bastante tranquilidade e, após isso, chegou a capital japonesa para a aclimatação. No próximo dia 26, ele entra na pista para brigar por vitória.

    Curtas

    Automobilismo na telinha da TV – Neste final de semana, a Fórmula E ganha destaque nas transmissões pela TV Cultura. No sábado e domingo, as equipes disputam a rodada dupla do E-prix em Londres, Inglaterra, e a TV Cultura transmite os treinos e as largadas.

    Últimas