• Giro da Tribuna pelo Esporte: Federação pode liberar treinos da Série B1 neste mês

  • 06/07/2020 08:22

    Assim que for concluído o Campeonato Carioca – que já pode acontecer nesta quarta-feira -, a Federação de Futebol do Rio promete rediscutir alguns pontos da competição e, para o interesse da Segundona, definirá a data de liberação para os treinos dos times que vão disputar o Campeonato Estadual da Série B1. A entidade deve iniciar um debate em torno da proteção aos atletas e como ficará o esquema de jogos nos estádios.

    O Carioca deste ano – o primeiro campeonato que teve bola rolando em plena pandemia – trouxe dores de cabeça para a Federação, que embora tenha se antecipado para retornar o campeonato principal do Rio, criou um clima de críticas e atitudes que resultaram, entre várias coisas, no rompimento de contrato com a TV Globo, cujos direitos de transmissão rendia um bom dinheiro aos clubes. A expectativa da Ferj é a de que o Flamengo seja o campeão nesta quarta e assim encerrar a polêmica disputa.

    Do lado do Serrano, a Interfut avisou que falta apenas o sinal verde da Ferj para assinar os contratos com os jogadores e dar início a preparação para a Série B1. Assim que os contratos forem resolvidos, a questão do início dos treinos é para ser resolvido em dias. Já está certo que os treinos serão feitos no CT da Interfut, na Barra e existe a previsão de que as obras no estádio Atílio Marotti estejam prontos em agosto, antes da abertura da Segundona, marcada para o dia 15. No entanto, o Leão da Serra estreará fora de casa, contra o Serra Macaense.

    O porquê da nota sobre rompimento

    Cabe ao leitor uma explicação do motivo para o qual foi solicitada uma posição do Serrano com relação ao fim do contrato da TV Globo com a Ferj. A emissora investiu milhões de reais e garantia aos clubes uma boa remuneração aos clubes da elite. Num eventual acesso em 2021, o Serrano poderia ter a perder em dinheiro e visibilidade sem a Globo – que dizem criticar o produto até vinha investindo desde então – na transmissão dos jogos.

    O porquê da nota sobre rompimento 2

    É claro que outra tevê pode se manifestar o interesse em comercializar o Campeonato Carioca e tudo mais. Vender o mando de campo e etc, mas cá convenhamos, a TV Globo sempre apresentou sua boa proposta e não acertou com o Flamengo por conta do que o rubro-negro pedia (com merecimento) e ela oferecia um valor bem abaixo. Se uma hipótese do Leão da Serra subir, já garantiria, de cara, cerca de R$ 1 milhão de reais, sendo uma parte viria diretamente aos cofres do clube.

    Hóquei sem data

    Em conversa com os dirigentes da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinagem, o coordenador e técnico da Casa de Portugal, Ricardo Bouchardêt, o Boucha, ouviu que não há planejamento para a realização dos campeonatos programados para 2020. Segundo Boucha, a Cbhp sabe que cada cidade terá um calendário próprio de liberação para abrigar competições e que analisará caso a caso para decidir onde vai acontecer o Brasileiro adulto (masculino e feminino), por exemplo.

    Hóquei sem data 2

    Como a Cbhp não confirmou os locais onde vão acontecer os campeonatos nacionais, é fato que Petrópolis segue nos planos da entidade como sede do Campeonato Brasileiro Feminino. O ginásio Mário Machado, em Quitandinha, recebe reparos desde o ano passado e em breve estará disponível para a promoção não apenas do hóquei sobre patins, mas outras modalidades que incluem as artes marciais. Boucha disse que vai indicar Petrópolis assim que tudo se normalizar.

    Pentatlo com data

    Os atletas brasileiros do Pentatlo Moderno, vários deles pertencentes ao Magnólia, terão mais uma oportunidade de competir em casa durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). Depois de encararem um torneio mundial de laser-run e um Pan-Americano de tiro, agora eles terão a oportunidade de participar do Campeonato Sul-Americano virtual de tiro a laser e salto em casa. A competição vai acontecer de 16 a 19 de julho e as inscrições vão até o dia 14.

    Pentatlo cancelado

    A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) decidiu cancelar a edição deste ano do Campeonato Mundial Júnior da modalidade olímpica por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). O torneio estava marcado para acontecer de 20 a 26 de setembro, em Drzonków, na Polônia. Como parte do acordo para que a competição fosse cancelada, o país europeu vai receber a edição de 2022 do campeonato.

    Saúde e negócio com a bike

    Usar a bicicleta como principal meio de transporte é a solução encontrada por cerca de 7% dos brasileiros – segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os motivos vão desde fugir do engarrafamento dos grandes centros urbanos, como também investir em uma vida mais saudável e ser ambientalmente responsável.

    Esse mercado cresce a cada dia. A Abraciclo apontou que em 2019 a indústria brasileira de veículos de duas rodas produziu 19,6% a mais que em 2018. Já para esse ano, a projeção de crescimento é de 7,3%.

    Cascatinha sem data

    O Esporte Clube Cascatinha acompanha a movimentação da cidade em torno da flexibilização das atividades e já estuda uma maneira de cumprir os protocolos sanitários e de saúde para quando retornar os treinamentos e jogos no clube. Segundo Rômulo Barros, presidente do alvirrubro, assim que for definido uma previsão de volta, gará um plano para cumprir todas as obrigações previstas pelas autoridades públicas. Desde março de portas fechadas, o Cascatinha é um dos clubes impactados negativamente pelo confinamento social que paralisou quase toda a economia local.

    Curtas

    Academias vivem a expectativa – Os donos de academia acreditam que podem reabrir as portas até o final deste mês. O setor, que conta com o apoio do presidente da Câmara Municipal, Hingo Hammes, sonha com a possibilidade de retomar as atividades já.

    Calendário do mountain bike para após setembro – Nos corredores das entidades que promovem as principais competições de mountain bike, talvez após setembro poderá se pensar em promover algum campeonato.

    Calendário de mountain bike para após setembro 2 – Por falar em mountain bike, com o fim da Copa do Mundo que seria disputada neste mês na Suíça, Henrique Avancini segue em treinos diários em sua casa e alguns pontos de Itaipava.

    Últimas