Giro da Tribuna pelo Esporte: Começa tudo de novo: Serrano entra em campo atrás de sonho
O Serrano entra em campo neste sábado, às três da tarde em Casemiro de Abreu para a estreia no Campeonato Estadual da Série B1 contra Serra Macaense. É a retomada do sonho de voltar à elite do futebol do Rio, um desejo que vem desde 1983 e que sucessivos fracassos marcaram a trajetória do Leão da Serra, embora até aqui ganhou dois títulos estaduais (1992 e 1999), que não renderam o passaporte para o Campeonato Carioca.
Esse “eterno recomeçar” é um mantra que a torcida conhece bem. A cada temporada, mesmo na terceira divisão, os torcedores nunca desistiram de acreditar em dias melhores, daqueles momentos que marcaram uma geração. Afiunal, há 40 anos, o Leão da Serra fez sucesso na elite com resultados inesquecíveis que renderam boas históiriuas e até um documentário, aliás um excelente material jornalístico produzido pelo jornalista Dudu Monsanto, que até o ano passado era o gestor do futebol do clube.
Em relação a 2020, o ano em que o mundo conheceu mais uma vez uma pandemia, o Serrano conseguiu um parceiro que não tem deixado dúvidas quanto ao seu compromisso com o futebol do clube. A Interfut reformou o gramado do Atílio Marotti e está concluindo os vestiários; além disso, montou uma boa estrutura para atletas e comissão técnica no CT da empresa, na Barra, onde o time tem treinado desde o mês passado. Não resta dúvidas de que o caminho está pavimentado para buscar seu terceiro título na Segundona neste ano. Agora é com os jogadores.
Mais sete jogos acontecem neste sábado pela B1
Além do duelo entre Serra Macaense e Serrano, mais seis jogos serão disputados neste sábado pelo Campeonato Estadual da Série B1: Olaria x Maricá, Audax/Miguel Pereira x Gonçalense, Goytacáz x São Gonçalo, Sampaio Corrêa x Art Sul, Campos x Angra dos Reis e Bonsucesso x Nova Iguaçu. A partida entre Dsuque de Caxias e Rio São Paulo, previamente marcado para o estádio Marrentão, em Caxias, foi suspenso. O motivo: o Rio São Paulo não pagou seus débitos com a Federação e foi eliminado da competição.
Paulista de Fórmula Vee poderá ter carro com escudo do Serrano
O Campeonato Paulista de Fórmula Vee deste ano tem carros com reprsentação de clubes de futebol do país. Estão lá o Vasco, Flamengo, Corinthians e até o Remo, do Pará. A próxima novidade, pasmem, pode ser o Serrano Futebol Clube: o piloto petropolitano Antônio Vieira, que já jogou pelo clube em décadas passadas, se ofereceu gratuitamente para correr com o escudo do clube petropolitano nesta e na próxima temporada.
Jogadores do Serrano tiveram palestra sobre arbitragem
No mesmo dia em que os jogadores fizeram exames para a Covid-19, na terça-feira passada, a COAF ministrou uma palestra importante sobre arbitragem, no CT da Interfut, na Barra. A Comissão de Arbitragem falam sobre as regras do futebol para os clubes que disputarão a Série B1 e a Instrutora Simone Xavier esteve falou para os serranistas, sobretudo sobre a relação dos atletas com a arbitragem.
Petropolitanos que fazem a diferença para o Serrano na Série B1
Os treinos são no Rio, o treinador também é de fora assim como os gestores do futebol. Mas os petropolitanos são parte importante neste esquema de trabalho do Serrano para o Campeonato Estadual da Série B1. Nesse ano, o elenco tem o Bert, Conrado, Felipe Assis, Straub e o Magdiel (que foi criado aqui). Conrado e o Straub já jogaram fora do Brasil e o Felipe Assis tem carreira no interior de São Paulo.
Marcas e clubes: algo para ser debatido com profundidade
Nos últimos anos, o futebol brasileiro tem sofrido com a ausência de casamentos entre grandes marcas e clubes. Uma prova disso é que em 2018, 15 dos 20 times da Série A eram patrocinados pelo mesmo banco estatal. Grandes indústrias com tradição em investirem no esporte, tais como a automobilística, de bens de consumo e grandes varejos, se distanciaram do futebol brasileiro.
Piloto que já competiu por Petrópolis está na categoria Porsche
Conhecido por ser um campeonato com grandes estrelas do automobilismo, o Porsche Endurance terá mais uma vez a presença de Cacá Bueno – que já competiu por escuderias sediadas em Petrópolis – no grid. O pentacampeão da Stock Car correrá ao lado de Marcelo Franco, que tem 10 anos de experiência na Porsche Cup e coleciona troféus na principal competição monomarca do Brasil. A estreia da dupla será neste sábado no Velocitta.
Repúdio contra racismo segue repercutindo no Brasil
Diante de mais um caso de racismo que veio à tona no esporte, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) vem a público prestar solidariedade ao jogador Neymar Jr. O atacante chamado de “macaco” pelo zagueiro Alváro González, do Olympique de Marseille, foi expulso de campo após reagir ao ato preconceituoso com um tapa. Essa não é a primeira vez que Neymar é vítima de racismo no futebol.
Projeto discutirá combate ao suicídio e à automutilação por meio do futebol
Uma parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Ministério da Cidadania irá abordar o valor da vida por meio do futebol. Nos dias 24 e 25, a partir de 14h30, o projeto Integra Brasil promoverá palestras com foco no combate à depressão entre jovens. Especialistas e gestores públicos vão tratar o tema sob a ótica da campanha #DêUmLikeNaVida. A programação gratuita será transmitida pelo YouTube da Secretaria Especial do Esporte e pelo Facebook do MMFDH.
Curtas
Atílio Marotti será vistoriado nesta sexta-feira – As autoridades públicas devem chegar bem cedinho hoje pela manhã a Petrópolis,onde farão uma vistoria no estádio Atílio Marotti. Do lado do clube, está tudo certo para que o sessentão campo receba o ok e seja liberado para os jogos da Segundona.
Definido o trio de arbitragem para o jogo deste sábado – O trio de arbitragem para o jogo entre Serra Macaense e Serrano já está definido: Mário Vinícius Baptista Valentim será o homem do apito. Ele será auxiliado por Hugo Barreto Facundo de Castro e Silva e Ian Gomes Ornellas.
Grão Pará tentará voltar aos treinos – O time de futsal do Grão Pará aguarda a liberação dos campeonatos regionais para voltar a competir. Enquanto isso, pretende negociar a volta aos treinos no antigo ginásio da Caempe.
Corrêas fará programação esportiva para feriado em outubro – O Esporte Clube Corrêas programou para o feriado do dia 12 de outubro festival de futebol e de Fut 7. Ainda há vagas em aberto para quem quiser inscrever sua equipe.