• Giro da Tribuna pelo Esporte: CBC pode cancelar a etapa petropolitana da Copa Internacional

  • 17/07/2020 16:41

    Um comunicado divulgado dias atrás, a Confederação Brasileira de Ciclismo determinou que todas as suas competições oficiais – a exceção dos campeonatos brasileiros – sejam canceladas neste ano. A medida foi tomada após estudos apontarem para o risco de infecção de atletas em eventos nesta temporada. A decisão pode atingir Petrópolis, que até alguns dias havia sido confirmada como sede da segunda etapa da Copa Internacional de mountain Bike.

    No comunicado, a CBC pedirá o cancelamento das provas válidas pelo ranking da União Ciclística Internacional (UCI), que é exatamente a etapa petropolitana da Copa. Veja, na íntegra, os detalhes da entidade máxima do ciclismo e sua dura e inédita decisão no esporte:

    “Diariamente, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), através das suas áreas técnicas e equipe multidisciplinar, tem acompanhado atentamente a evolução da atual pandemia do Coronavírus (COVID-19) seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde, além de avaliar criteriosamente os protocolos da União Ciclística Internacional (UCI).

    Porém, a evolução do COVID-19 no Brasil exige um planejamento técnico com cuidados específicos para cada período da pandemia. Desta forma, diante de uma emergência de saúde pública e sem vislumbrar um cenário favorável e seguro para realização de eventos, pelo menos, até os próximos meses, a confederação, pensando na saúde e bem-estar de atletas, dirigentes e demais atores envolvidos nas competições, decide adotar as seguintes determinações:

    1 – Suspender o calendário nacional até 31/12/2020 – (Com exceção dos campeonatos brasileiros)

    2 – Cancelar o ranking nacional 2020;

    3 – Cancelar o Campeonato Pan-americano de Mountain Bike Downhill, previsto para acontecer na cidade de Sapiranga (RS), em setembro;

    4 – Suspender por tempo indeterminado o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Marathon, previsto para ocorrer em agosto, na Lagoa da Prata (MG);

    5 – Adiar o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada, inicialmente previsto para acontecer em setembro, e agora realocado para novembro, permanecendo na cidade de Leme (SP);

    6 – Cancelar todas as competições internacionais do Ranking UCI realizadas no Brasil até 31/12/2020.

    Obs. : Os Campeonatos Brasileiros suspensos ou não listados estão sob análise da confederação e logo em breve será anunciada uma posição sobre as suas realizações, assim como a situação da Bolsa Atleta que aguarda decisão da Secretaria Especial do Esporte. Já os atletas que foram campeões de 2019 no Ranking Nacional e também nos campeonatos brasileiros já cancelados, permanecem com o título até 2021.

    Para aqueles já inscritos nos eventos citados, orientamos que procurem diretamente os organizadores a fim de solucionar qualquer tipo de dúvida.

    Estejam certos de que lamentamos profundamente ter que anunciar decisões tão impactantes para todos nós. Entretanto, o motivo de força maior justifica o cumprimento da nossa responsabilidade social e segurança integral dos envolvidos.

    Seguiremos atentos e acompanhando a situação de perto. Qualquer nova determinação, estaremos comunicando imediatamente através dos nossos canais. Contamos com a compreensão e solidariedade de todos para atravessarmos juntos esses momentos difíceis”.

    Mountain bike local lamenta

    O cancelamento dos eventos de ciclismo neste ano – pode até acontecer o Campeonato Brasileiro, mas dependerá da situação da cidade onde sediar a prova – é motivos de lamentação para todos os lados. Logo agora que Petrópolis se consolidar ainda mais no mountain bike, com Henrique Avancini, Giuliana Salvini Morgen, Albert Morgen, Larry, Knob, Cadinho e tantos outros vem essa péssima notícia.

    Mountain bike local lamenta 2

    Caso confirme o cancelamento da etapa petropolitana da Copa Internacional de mountain bike, o prejuízo será geral. Pousadas e restaurantes no entorno do Vale do Cuiabá irão lamentar o final de semana entre 6 a 8 de dezembro, já que esperavam mais de 300 pessoas (entre pilotos, técnicos, organização e tudo mais relacionado a prova) deixariam de gastar no período da competição.

    Parceira de supercomputador apoiará Jogos Olímpicos

    A Atos – líder global em transformação digital, com 110 mil colaboradores em 73 países e receita anual de € 12 bilhões – é parceira do supercomputador que está hospedado em Quitandinha. Ela vai estender sua parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI), a fim de apoiar ainda mais a transformação digital dos Jogos Olímpicos como principal integradora de tecnologia. Além disso, a decisão visa dar continuidade em seu papel na segurança da infraestrutura de TI nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 e nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

    Espaços podem ser liberados

    A semana foi de intensa movimentação do público esportivo no Governo Municipal. Estimulados pela liberação das academias, representantes de campos de futebol soçaite, escolinhas e alguns clubes da cidade pediram uma previsão para que possam reabrir suas portas. O prefeito Bernardo Rossi vai se pronunciar em 15 dias sobre o assunto, que está sendo estudado por sua equipe de trabalho.

    Curtas

    Ações de marketing com a torcida – O departamento de marketing que cuida da imagem do Serrano iniciou uma campanha “Vamos fazer um Serrano mais Forte”, em que pede para os torcedores replicarem as notícias e promoções do clube.

    Ações de marketing com a torcida 2 – Nas próximas semanas, o departamento de marketing deve anunciar a data de lançamento da noca camisa da equipe de futebol que tentará o acesso à elite do futebol do Rio em 2021.

    William acerta com o Goytacáz – Não passou despercebido entre os torcedores a notícia de que o Goytacáz – que tem Bebeto como embaixador – contratou William, ex-Botafogo e Flamengo para o Campeonato Estadual da Série B1.

    Cascatinha já dispõe de sua academia – O Esporte Clube Cascatinha lançou nesta semana a academia Point Fitness, que funcionará no varandão do alvirrubro. É o processo de diversificação de atividades promovidas pelos clubes para atrair novos associados.

     

    Últimas