Giro da Tribuna: O esporte local vai ter que esperar
O plano de retomada do cotidiano petropolitano, lançado no sábado passado, não traz boas notícias para o esporte da cidade. A volta gradual, nesse primeiro momento, inibe atividades que reúnam aglomerações e os jogos de futebol, por exemplo, estão na chamada zona vermelha – uma das últimas a serem liberadas para a prática. A pandemia do coronavírus, portanto, é um adversário implacável do desporto local.
Contudo, as medidas governamentais não devem afetar as partidas do Serrano no Campeonato Estadual da Série B1. Os duelos do Leão da Serra serão quase todos disputados aos sábados, no estádio Atílio Marotti, a exceção da partida contra o Nova Cidade, que vai acontecer na última rodada do primeiro turno num sábado, no mesmo local.
Para os organizadores da corrida de rua, o jeito será esperar e torcer para que os números do Covid-19 caiam a níveis que permitam ao Governo Municipal a liberação parcial ou total das provas. Logo esse mercado que levava mais de mil pessoas às ruas mensalmente por contas dos eventos. Outros segmentos sofrem com a paralisação, em especial os clubes, que são outros que contam as horas no relógio para que as portas possam ser reabertas.
Academias
O anúncio do prefeito Bernardo Rossi no último sábado, sobre o retorno gradual das atividades econômicas do município, as academias não devem ser contempladas num primeiro momento. Apesar da pressão da categoria pela reabertura dos espaços, a previsão é bastante duvidosa por causa do ainda crescente número de casos de Covid-19 na cidade.
Vanessa e o handebol
A professora e atleta Vanessa Pelli enxergou nesse período de pandemia uma excelente oportunidade de melhorar sua vida e se transformar na divulgadora de um método de exercícios inovador chamado Safe. A também ex-seleção brasileira de handebol tem conquistado dezenas de seguidores todos os dias, ministra palestras por vídeo-chamada e ensina as pessoas mudarem suas vidas com saúde e exercícios.
LPD
Dentro de um planejamento macro da parte de saúde, elaborado pelo Governo Municipal, a Liga Petropolitana de Desportos está na chamada zona vermelha, sendo uma das últimas atividades a retornarem no município. A entidade pretende, com isso, trabalhar com as autoridades públicas os protocolos de segurança e montará um documento a ser entregue a Prefeitura para trabalhar em conjunto quando tudo voltar.
Ginástica
Em um momento de incertezas no mundo esportivo, a Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro vem se reinventando. Pautados no estímulo da prática esportiva a Federação criou um modelo de apresentações em redes sociais. No último dia 20, organizou seu primeiro desafio on-line. Foi realizada o desafio de coreografia de ginástica artística feminina. Com um engajamento recorde na rede social, a instituição, com seus técnicos, atletas e diretores, proporcionou um momento de alegria na vida dos nossos pequenos atletas.
Curtas
Situação e oposição trocam farpas – Mesmo depois de trocar de gestão no futebol, pagar boa parte das dívidas trabalhistas e trocar o gramado do Atílio Marotti, a diretoria do Serrano tem um novo problema a superar: a ruidosa oposição.
Situação e oposição trocam farpas II – Através das redes sociais, a oposição – a primeira desde que Alexandre Beck assumiu o Serrano em 2008 – faz críticas ácidas a atual gestão e diz querer mais transparência nos recentes acordos feitos pelo clube.
Arbitral será nesta segunda-feira – A Federação de Futebol do Rio marciou para esta segunda-feira, às 15 horas um conselho arbitral virtual, em que vários pontos relacionados ao Campeonato Carioca deste ano serão debatidos.