• Giro da Tribuna: e-games não pararam em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/04/2020 12:50

    A pandemia do coronavírus atingiu em cheio diferentes correntes da economia e, sobretudo, a saúde física e mental das pessoas. Mas existe um setor que não pode reclamar tanto quando o assunto é a sua prática: os E-Games. A modalidade que outrora fora chamada de “vídeogame” continua a todo vapor e com os seus jogadores disputando seus jogos e campeonatos em casa. Petrópolis, como não podia deixar de ser, está nessa.

    No programa de rádio “Momento do Esporte” (tribuna FM) desta segunda-feira, o CEO da Good Gamers, Vinícius Very, falou sobre a modalidade tecnológica que nção para de crescer no Brasil. Enquanto que as competições que conhecemos em praticamente todos os esportes estão paralisadas, tendo inclusive adiado por um ano os Jogos Olímpicos em Tóquio, os E-Games apenas reduziram um pouco seu ritmo, mas não paralisaram as suas atividades.

    Graças ao avanço da tecnologia, os E-Games são disputados no conforto do lar, onde o jogador conecta com servidores ligados às grandes promotoras de eventos e, enfim, atuam como quiser. Muitos campeonatos desse gênero não foram interrompidos e seguem numa boa. Houve um torneio, nos Estados Unidos, onde uma servidora ligada a Microsoft quase teve uma paralisação devido ao excesso de pessoas conectadas ao mesmo tempo. Nesses tempos de pandemia, jogar em casa e, quem sabe, ganhar dinheiro, tem sido a saída.

    Se falarmos de Petrópolis, um time de CS da Good Gamers participou de uma competição no último domingo e vem avançando no cenário estadual. Mas o objetivo dos jogadores petropolitanos é bem maior: a introdução do elenco local no cenário nacional. Aos poucos, a Cidade Imperial ganha projeção no esporte. Basta dizer que um dos maiores nomes do país, Léo Zigueira, é o maior nome do país na modalidade Rainbow Six e é da região. Ele chegou a ser homenageado pela Câmara Municipal por seus feitos. 

    Zigueira é uma inspiração para uma geração que sonha em se profissionalizar. Aos 28 anos, Léo se declarou aposentado do E-Games, mas atua nos bastidores da modalidade. E é exatamente isso que a Good Gamers pretende fazer logo assim que essa pandemia chegar ao fim: turbinar a escola que possui, na rua Dom Pedro, para que campeões do amanhã sejam produzidos. Toda uma infraestrutura é preparada para isso, que inclui profissional de educação física, psicólogo e fisioterapeuta, além de uma pessoa para administrar a carreira do atleta virtual. 

    A Goodf Gamers e a Superintendência de Esportes firmaram um acordo para a introdução do E-Games nos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeup´s) deste ano. Além disso, a Liga Petropolitana de Desportos deseja promover um Campeonato Municipal de futebol virtual com o nome dos clubes filiados a entidade. Isso é só o começo. O avanço da tecnologia e os benefícios que os jogos virtuais trazem para a vida de quem o pratica são combinações perfeitas para o crescimento de um mercado que promete ser promissor.

    E-Games

    A Good Gamers quer mapear os praticantes de E-Games em Petrópolis. Através das redes sociais, a startup quer conhecer os hábitos dos jogadores petropolitanos e por isso lançou um questionário que está sendo distribuído a várias entidades e jogadores virtuais. Com isso, será possível construir políticas para atender ao desejo daqueles que praticam a modalidade.

    Serrano

    Esta semana, a Interfut define o calendário de trabalho para os times sub-20 e profissional para a disputa do Campeonato Estadual da Série B1, que começa no dia 15 de agosto. O técnico Maurinho define nos próximos dias a relação dos jogadores com quem vaai trabalhar no elenco e o Centro de Treinamento da gestora do clube petropolitano, localizado na Barra, será adaptado às exigências da Federação de Futebol.

    Corrêas

    Mesmo com a pandemia do coronavírus, o Esporte Clube Corrêas não abriu mão de seus projetos para a temporada de 2020. O clube reafirmou o desejo de implementar uma política voltada para o profissionalismo no futebol, mas colocá-lo em prática vai demorar um pouco mais. Enquanto isso, se reinventa para manter as portas abertas através de serviços de delivery.

    Curtas

    Atenção total ao decreto municipal – O prefeito Bernardo Rossi vai se manifestar nesta semana sobre a interrupção ou não da quarentena obrigatória. E muita gente do esporte acompanha isso com total atenção, sobretudo a área de academias.

    Evento com data marcada – No calendário municipal, o primeiro evento marcado é a Corrida Petrópolis-Itaipava, que está prevista para acontecer no dia dois de agosto, com largada no Palácio de Cristal e chegada no Parque Municipal de Itaipava.

    Atletismo tem provas adiadas –  A Confederação Brasileira de Atletismo anunciou o adiamento das competições previstas em seu calendário oficial nos meses de junho e julho, por tempo indeterminado, em razão da pandemia da COVID-19 e da prorrogação do período de quarentena por causa da doença.

    Leia também: Ronaldinho fala pela 1ª vez sobre prisão: ‘Nunca imaginei uma situação dessas’

    Últimas