
*Atualizado às 18h30 para inclusão do posicionamento de Gilda Beatriz
O governo de Hingo Hammes (PP) teve a primeira baixa nessa segunda-feira (17). A vereadora Gilda Beatriz (PP) deixou os cargos de secretária da Mulher e de Pessoa com Deficiência, e retornará à Câmara Municipal. A mudança foi publicada no Diário Oficial, mas a Prefeitura ainda não anunciou os substitutos para as pastas.
Com o retorno de Gilda ao Legislativo, Henrique Laranja, suplente do PP, deixará o cargo após apenas 14 dias de mandato. A Câmara voltará a contar com três vereadoras eleitas em exercício.
Nos bastidores, a saída de Gilda é atribuída à repercussão negativa entre os vereadores após suas críticas ao projeto de lei que buscava autorizar a retomada da cobrança de sacolas plásticas nos supermercados. Autora da lei que proibiu a prática em 2021, Gilda usou as redes sociais para classificar a medida, proposta por Gil Magno (PSB), como um “retrocesso”.
O governo ainda tentou manter a vereadora no Executivo como “supersecretária”, mas sem sucesso. A exoneração do cargo de secretária da Pessoa com Deficiência foi publicada no Diário Oficial como “a pedido”. Já na Secretaria de Mulher, em que Gilda respondeu de forma interina, apenas foram cessados os efeitos de uma portaria.
A vereadora Gilda Beatriz informou que compreendeu que a sua contribuição é ainda mais estratégica no Poder Legislativo. Gilda ainda agradaceu ao prefeito pela confiança e destacou ações realizadas desde o início do mandato (leia na íntegra ao final da matéria).
A Tribuna aguarda retorno da Prefeitura.
Leia a nota de Gilda Beatriz na íntegra:
“Após diálogos e alinhamentos, compreendemos que a minha contribuição é ainda mais estratégica no Poder Legislativo. Foram quase dois meses de dedicação intensa, em que alcançamos conquistas significativas em curto prazo. Entre elas, destaco o anúncio da implementação do Centro Dia da Pessoa com Deficiência e do Idoso, um marco fundamental para a inclusão social em nossa cidade. Além de inúmeras ações afirmativas em defesa dos direitos das mulheres. Reafirmo meu compromisso inegociável com os petropolitanos. Seguirei atuando incansavelmente pela defesa de políticas públicas que elevem a qualidade de vida de todos, honrando a responsabilidade que me foi conferida. Deixo meu profundo agradecimento ao nosso Prefeito pela confiança depositada em mim e em meu trabalho durante esta jornada.”
Leia outras notícias sobre Petrópolis e região: