• Gestão Patrimonial e Sucessória

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/07/2022 18:24
    Por Rafael Cataldo

    No artigo desta semana vamos falar da visão ampla do cliente. Já escrevi anteriormente que o assessor de investimentos diferenciado deve entregar mais do que rentabilidade em produtos financeiros deve levar ao cliente soluções de inteligência financeira. Essa visão holística das finanças e dos negócios do cliente, transbordando a simples rentabilidades e %s.

    A motivação deste assunto foi a abertura de relacionamento com uma família que esta semana se tornou cliente de nosso escritório e nos apresentou um desenho familiar e empresarial a ser trabalhado para que num futuro próximo todos os ativos da família estejam disponíveis para novos negócios, protegidos e com liquidez em casos de sinistros e situações da vida que podem gerar problemas de liquidez patrimonial.

    Esta família cliente nos apresentou vários ativos: imóveis, aplicações financeiras no Brasil e fora, o desenho familiar que já sofreu perdas de entes queridos e que lhes fez ficar com patrimônio literalmente travado e sem acesso aos demais familiares e ainda desenhou planos de aquisição de novos ativos e investimentos que pretendem realizar. A família ainda passou por uma situação agravante de falecimento de um dos patriarcas no exterior, deixando saldos travados e literalmente ocultos, sem conhecimento, no exterior.

    Como, enquanto assessor de investimentos, conversar com esses clientes e agregar soluções práticas? Acredito que o assessor deve ter uma caixa de ferramentas a ser sacada e utilizada em cada um desses seus casos e atuar como um Family Office em conjunto com outros profissionais.

    Family Office

    No mercado financeiro, os Family Offices são escritórios multidisciplinares que trazem essas soluções às famílias que possuem grandes riquezas. E destaco que grandes riquezas não necessariamente são apenas altos saldos em aplicações financeiras e sim um conjunto patrimonial que demanda atenção ainda mais especializada.

    O planejamento patrimonial destes clientes envolve todas as suas frentes: família, empresa, negócios internacionais, projetos… Estes grandes patrimônios demandam uma visão 360 graus bom planejamento a fim de não deixar imbróglios em momentos de estresses tais como perdas entes e transferências de ativos.

    Para isso trago aqui a contribuição de um especialista direito sucessório e planejamento patrimonial, Marcelo da Mata, que desenvolve o assunto com toda sua expertise.

    Segue um texto de autoria do Marcelo:

    JÁ PAROU PARA PENSAR QUE SUA FAMÍLIA/EMPRESA ESTARÁ EM MAUS LENÇÓIS SE VOCÊ VIER A FALTAR?

    Percebeu que estamos tratando de uma afirmação e não apenas uma suposição?

    Existem diversas formas de proteger o seu patrimônio; mas certamente a mais adequada para vc e sua família não será aquela tradicionalmente sugerida na internet, nos bate-papos com vizinho, amigos e familiares, nos escritórios dos profissionais de sua confiança, muito menos naquelas propostas genéricas ofertadas por analistas de investimentos dos bancos e corretoras. DIGA NÃO AO MAIS DO MESMO…busque propostas maduras de planejamento patrimonial e sucessório.

    Existe um universo de possibilidades que vai muito além da pura e simples contratação de seguros empresariais e Pessoais; de se fazer um testamento; de se pensar em doações com usufruto; de se cogitar Fundos Exclusivos; de buscar o básico do básico na Previdência Privada; de se fazer um simples CNPJ, ofertando uma HOLDING FAMILIAR, acreditando estar protegendo o patrimônio da sua família e da sua empresa; de se aventurar em OFFSHORE no exterior. DIGA NÃO AO MAIS DO MESMO! Não permita que o seu Legado construído com tanto carinho e esforço seja deteriorado por falta de planejamento maduro, adequado e bem estruturado.

    Marcelo da Mata

    https://www.instagram.com/a_t_t_e_n_t_o/

    …”

    Deixei registrado o link de conteúdo dele acima para que você leitor da Tribuna possa buscar mais informações.

    Como nosso trabalho aqui na coluna da Tri é promover a reflexão sobre o mundo dos negócios e investimentos, fica aqui o convite para conversarmos sobre o assunto procurando profissionais de sua confiança nos deixando à disposição para evoluir as conversas.

    Até o próximo artigo.

    Últimas