• Geógrafo irá pedalando do Rio a Belém, em projeto de educação ambiental

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/set 15:27
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

    O geógrafo e ativista Leandro Costa iniciou, no último domingo (21), uma expedição de 3,5 mil quilômetros de bicicleta, partindo do Rio de Janeiro rumo a Belém (PA). O objetivo é conectar simbolicamente a ECO 92 à COP 30, promovendo uma reflexão sobre a evolução da agenda ambiental nas comunidades ao longo dos anos. A jornada conta com o apoio do Comitê Piabanha, que destinou R$ 5 mil para apoiar a iniciativa.

    Com o nome de “ECO92 a COP30”, a pedalada terá duração aproximada de 50 dias e passará por 45 municípios. O projeto visa promover debates sobre mudanças climáticas, educação ambiental e engajamento local nas questões globais de sustentabilidade, incentivando a participação ativa das comunidades no cuidado com o Meio Ambiente.

    A expedição tem uma ligação direta com a Agenda de Comunicação e Educação Ambiental do Plano de Bacia do Comitê Piabanha e tem como foco a conscientização ambiental e a gestão sustentável dos recursos hídricos na região.

    “Quando eu soube da COP do Brasil, falei: Eu tenho que fazer algo impactante. Algo que, minimamente, leve a COP para a vida das pessoas […] apresentei o projeto, no ano passado em Três Rios (RJ), durante a reunião plenária do Comitê Piabanha, que prontamente decidiu apoiar”, relata Leandro.

    No trajeto até Belém, Leandro visitará várias comunidades e instituições pelo Brasil. Na Região Hidrográfica IV do Estado do Rio de Janeiro, área de atuação do Comitê Piabanha, frequentará o Centro de Educação Infantil Dea Lucia (Petrópolis/RJ), o Quilombo Boa Esperança e a Escola Donária Maria Barbosa (Areal/RJ), a UFRRJ – Campus Três Rios (Três Rios/RJ) e a iniciativa Recicleiros (Três Rios/RJ), com o intuito de promover ações educativas sobre a importância da conservação ambiental.

    Além do apoio do Comitê Piabanha, o projeto conta com o patrocínio dos Consulados da Bélgica e da Holanda, que reconhecem a relevância dessa iniciativa para fortalecer o compromisso global com a sustentabilidade. Durante a expedição, o professor também desenvolverá um painel visual que será apresentado na COP 30, destacando as realidades ambientais das comunidades e ecossistemas do interior do Brasil.

    A ideia, segundo Leandro, surgiu a partir da percepção de que, mesmo em trajetos curtos, as pedaladas geravam um impacto positivo nas pessoas, despertando curiosidade e incentivando a reflexão sobre os desafios ambientais. Agora, com uma jornada de maior escala, o geógrafo espera provocar um efeito duradouro, ampliando o alcance dessa conscientização.

    “Não quero que lembrem do Leandro que passou aqui, e sim do cara de bicicleta que veio falar com a gente sobre a COP30 e o meio ambiente”, destaca.

    Comitê Piabanha

    O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha e Sub-Bacias dos Rios Paquequer e Preto, conhecido como Comitê Piabanha, é um órgão colegiado responsável pela gestão das águas da bacia do Rio Piabanha, no estado do Rio de Janeiro. Sua principal missão é planejar e gerenciar o uso sustentável da água na região, promovendo a participação da sociedade, governo e usuários na tomada de decisões.

    O Comitê também desenvolve projetos voltados à recuperação e preservação dos rios e mananciais, além de incentivar a educação ambiental e a proteção das nascentes. Ele atua como articulador entre municípios, órgãos públicos, empresas e a sociedade civil, visando garantir o uso equilibrado e sustentável dos recursos hídricos.

    Os municípios na área de atuação do Comitê Piabanha incluem: Areal, Carmo, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Sumidouro, Teresópolis e Três Rios.

    Leia também na Tribuna de Petrópolis:

    Últimas