Geden Brasil realiza simulado de calamidade
O Geden – Grupo Especializado em Desastres Naturais – realizou, no último fim de semana, mais um simulado de calamidade com o quadro de voluntários. O objetivo, segundo o Grupo, é manter o aperfeiçoamento para conseguir atender melhor a comunidade quando houver necessidade de auxílio em situações de desastres naturais.
O treinamento do Geden é feito de forma constante e semanal, com realização de treinamentos aos sábados, domingos e feriados. Os simulados, como os feitos nesse fim de semana – que tem duração de três dias -, são realizados a cada três meses.
“Não sabemos o dia, nem a hora em que uma nova calamidade pode se abater em nossa cidade (Petrópolis) ou em cidades vizinhas nos períodos de chuva, mas sabemos que ela virá novamente, e devemos estar preparados para agir com rapidez e sabedoria para auxiliar a comunidade e ao poder público no que for necessário”, disse Luis Eduardo Peixoto, presidente do Geden – Comando da Paz.
Em Petrópolis, o Geden atuou com 638 voluntários nas chuvas de fevereiro e março com atendimento a famílias, gerenciamento de abrigos e nas buscas e salvamento. O Grupo, além de ajudar na retirada de pessoas com vida, também ajudou no trabalho de remoção de 96 das 238 vítimas.
O Geden ressalta, também, que o objetivo é conseguir levar a equipe a outros municípios em casos do tipo – o que já acontece, porém, de forma limitada devido a falta de recursos financeiros. O Grupo destaca que “vem trabalhando muito para conseguir atingir essa meta”.
Neste período de estiagem, as equipes começarão o treinamento de combate a incêndios florestais.