• Gato Maracajá e gato do mato pequeno são flagrados em reserva de Araras

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/04/2021 12:18
    Por Victor Carneiro

    Se engana quem acha que o registro do último dia 18, quando câmeras de monitoramento flagraram uma onça da espécie Puma Concolor, a popular onça parda, foi o único de 2021, na Reserva Biológica Estadual de Araras. De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), neste ano a Rebio Araras também registrou a presença de outros felinos dentro dos limites da reserva, como o Gato Maracajá (leopardus wiedii) e o Gato do Mato pequeno (leopardus guttulus), ambos ameaçados de extinção.

    As imagens desses animais foram flagradas por armadilhas fotográficas, que foram destinadas à unidade de conservação por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público Estadual. O equipamento auxilia a equipe da Rebio no monitoramento da qualidade ambiental da fauna.

    Câmeras já registraram onça parda cinco vezes em 2021

    Segundo informações do Inea, a onça da espécie Puma Concolor, a popular onça parda, segundo maior felino do Brasil, já foi registrada dando uma voltinha pelos limites da reserva em cinco oportunidades neste ano. O Inea destaca, que a importância da preservação da espécie, se dá pelo fato de se alimentarem de uma grande variedade de animais menores controlando, assim, suas populações e contribuindo para a manutenção e equilíbrio das florestas. A onça parda, que já tem baixa população naturalmente, é uma espécie ameaçada pelo avanço da ação humana sob o habitat onde vive.

    De acordo com a lei 9605/98 matar, caçar, perseguir e maltratar qualquer espécie de animal silvestre é crime ambiental, sujeito a multa e detenção.

    Localizada na Região Serrana do Rio e com 3.837 hectares de área, a Rebio Araras protege em seu interior, aproximadamente, 110 nascentes e 100km de extensão de cursos hídricos. Além disso, no âmbito do Mosaico Central Fluminense, ainda conecta a Reserva Biológica do Tinguá à Zona de Vida Silvestre da Área de Proteção Ambiental (APA) Petrópolis, duas grandes unidades federais da Região Serrana.

    Na reserva são permitidas apenas visitas de cunho educacional e/ou realização de pesquisas científicas, mediante autorização prévia.

    Por que as onças pardas aparecem em areas de preservação e se aproximam das residencias?

    De acordo com o Inea, a aproximação desses animais silvestres, incluindo as onças, ocorre devido à busca por abrigo e comida, reflexo do desmatamento e a ocupação de áreas próximas às florestas provocando, assim, a perda do habitat natural dos animais e também à caça de presas naturais, como pacas, cutias e quatis, contribuindo para a escassez de alimentos.

    Últimas