• Gastronomia japonesa é tema da segunda temporada do podcast da Japan House São Paulo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/03/2021 16:15
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    No próximo dia 09 de março, a Japan House São Paulo lança a segunda temporada do Podcast, que traz agora a temática da riqueza e diversidade da gastronomia japonesa. Com oito episódios lançados semanalmente no canal do Youtube, as terças-feiras, o programa vai divulgar as diversas facetas do país nipônico. O evento propõe uma imersão na gastronomia japonesa, que inclusive, tem aculinária tradicional como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

    Para ressaltar a pluralidade desta cozinha, o Podcast apresentará técnicas, detalhes, curiosidades e histórias de Cortes, Fermentação, Cozimento, Tempero, Infusões, Composição/Harmonização e Inovações, sempre com participações exclusivas de chefs e especialistas para ampliar a conversa com diversas perspectivas, em episódios inusitados e dinâmicos. Os episódios serão apresentados por Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da instituição; Luiz Américo Camargo, consultor gastronômico e curador do evento Taste of São Paulo e o chef Thiago Bañares.

    Para ampliar a experiência e o conhecimento do tema, também as terças-feiras, o canal do YouTube da instituição apresentará conteúdos elaborados com Telma Shiraishi, chef do restaurante Aizomê, relacionados ao episódio do Podcast da semana. Serão vídeos com receitas para serem reproduzidas em casa como complemento ao assunto, permitindo que os ouvintes possam passar à prática e sentir alguns desses sabores.

    Com produção da Rádio Novelo, o primeiro programa da segunda temporada, disponível nos principais players, aborda o tópico “Cortes” com informações sobre a importância desta técnica no preparo dos alimentos e sua influência direta para realçar sabores, destacar alimentos crus, como peixes e legumes, além de trazer informações sobre facas, a delicadeza e cuidado empregados nas técnicas.

    “Nesta temporada, queremos ampliar o conhecimento do público sobre a profusão de técnicas, sabores, composições e muitos outros detalhes que tornam a gastronomia japonesa tão surpreendente e admirada. É uma oportunidade para descobrir que essa cozinha vai muito além de sushi e sashimi, em conversas muito ricas sobre tantas histórias e curiosidades que fazem parte da arte culinária dos japoneses e em sua influência direta para a criação de uma interessante cena gastronômica no Brasil”, declara Natasha Barzaghi Geenen, Diretora cultural da Japan House São Paulo.

    Lançado em 2019, o Podcast da Japan House São Paulo destacou a literatura japonesa na primeira edição, em uma parceria especial com Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um. “Queremos repetir o sucesso de nossa primeira temporada, que alcançou mais de 16 mil reproduções”, comenta Natasha. Para quem não acompanhou, a primeira temporada está disponível no canal do Youtube.

    Últimas