• Galípolo sobre fiscal: É preciso diálogo que envolva sociedade e poderes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/fev 13:48
    Por Francisco Carlos de Assis e Célia Froufe / Estadão

    O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta quarta-feira, 12, que é necessário promover um diálogo sobre a política fiscal que envolva toda a sociedade e os poderes constituídos. Ele fez esta afirmação ao ser indagado se não conseguiria convencer o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da necessidade de promover um ajuste nas contas públicas, uma vez que tem a confiança do chefe do Executivo.

    “Eu falo desde o início sobre o quanto tempo tem esse debate, sobre quanto é bastante relevante, sobre, provavelmente, a necessidade que a gente tem de ter uma discussão, um diálogo que envolva a sociedade como um todo, especialmente os diversos Poderes nesse processo”, disse o presidente do BC.

    De acordo com Galípolo, há uma disposição e uma abertura do Congresso para discutir temas relacionados ao quadro fiscal.

    “Eu acho que chegou no ponto de que a gente demanda uma mesa e um grande acordo nacional, um governo de diversos poderes e setores da sociedade. É preciso um diálogo que envolva sociedade e Poderes”, disse Galípolo, durante seminário sobre Política Monetária Brasileira, promovido pelo Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças (IEPE/CdG), no Rio de Janeiro.

    Ele também destacou que o comprometimento das famílias com dívidas está muito elevado.

    Últimas