• Galeria Cultural do Shopping Estação Itaipava recebe a exposição “Pinturas” de Cesar Henriques

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    A exposição “Pinturas”, do artista plástico carioca Cesar Henriques, segue em exibição na Galeria Cultural do Shopping Estação Itaipava até 02 de junho. Henriques começou sua carreira de forma autodidata e aprimorou suas habilidades participando de ateliês com artistas como René Simon e Edgar Walter. Durante uma dessas exposições, ele recebeu sua primeira Menção Honrosa, o que o motivou a continuar no universo das artes.

    Na exposição atual, com entrada gratuita, o artista apresenta mais de 30 peças, destacando paisagens e cenas urbanas, a essência de seu trabalho artístico. “Uma nova obra pode ser iniciada por uma solicitação, algum tema que me venha à cabeça, ou simplesmente pela vontade de pintar, porque não passo sem pintar. Me faz falta, faz parte da minha vida. Para esta exposição, escolhi os temas mais curtidos nas redes sociais, assim como aqueles que pessoalmente gosto de pintar. Também levei em consideração os temas mais apreciados na última exposição em 2023”, explica.

    Foto: Divulgação

    Atualmente residindo entre Petrópolis e São Paulo, Henriques destaca a influência de artistas como Edgar Walter, René Simon, Win Van Dijk e Peter Brown em diversos aspectos de sua obra, seja em relação a temas, pinceladas, cores ou composições.

    “A maioria dos meus trabalhos são com tinta a óleo, mas utilizo em telas modernas a tinta acrílica e também trabalhei com aquarela. Acho a tinta a óleo mais versátil e nobre”, conta quando questionado sobre suas preferências.

    A exposição ficará disponível ao público até 02 de junho, de quarta a domingo das 13h às 18h na Galeria Cultural do Shopping Estação Itaipava (Estr. União e Indústria, nº 11000 – Itaipava).

    Sobre o artista

    Cesar Henriques, nascido em 1953 no Rio de Janeiro, é artista plástico e engenheiro mecânico. Estudou na Sociedade Brasileira de Belas Artes e se dedicou integralmente à pintura. Participou de inúmeras exposições e recebeu diversas premiações. Sua trajetória inclui exibições em eventos como a Bienal Internacional da Associação dos Servidores Civis do Brasil.

    Últimas