• G7: prioridade é garantir evacuação segura de nossos cidadãos no Afeganistão

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/08/2021 14:26
    Por André Marinho / Estadão

    Após conferência virtual sobre a crise no Afeganistão, os líderes do G7 divulgaram, nesta terça-feira, 24, comunicado conjunto em que estabelecem como prioridade a evacuação de cidadãos dos países do grupo e de afegãos que os ajudaram, depois que o Taleban tomou controle da capital Cabul.

    O texto, no entanto, não cita o prazo estabelecido pelos Estados Unidos, de 31 de agosto, para que a retirada das tropas seja concluída. Conforme mostrou a imprensa americana, a data se tornou um ponto de divergências entre Washington e os aliados europeus, que queriam estender o cronograma.

    Na nota, os líderes expressaram “grave preocupação” com a situação no Afeganistão e exortaram as partes envolvidas a exerceram “calma” para evitar uma crise humanitária.

    “Apelamos ao cumprimento das obrigações de acordo com o direito internacional dos direitos humanos, incluindo os direitos das mulheres, meninas e grupos minoritários”, destacam.

    Os países também asseguraram que o Taleban será responsabilizado por qualquer ação de terrorismo e de violação dos direitos humanos. “A legitimidade de qualquer futuro governo depende da abordagem que ele agora adota para cumprir suas obrigações e compromissos internacionais para garantir um Afeganistão estável”, pontuaram.

    O G7 informou ainda que vai cooperar entre si e com governos na região para garantir o recebimento de refugiados afegãos. Também defendeu o respeito as “conquistas” obtidas nas últimas décadas.

    “Pedimos a todas as partes no Afeganistão que trabalhem de boa fé para estabelecer um governo inclusivo e representativo, incluindo a participação significativa de mulheres e grupos minoritários”, instou.

    Últimas