
Furto de documentos no Centro Administrativo completa um mês ainda sem respostas
Completa hoje um mês da invasão de criminosos armados ao Centro Administrativo da Prefeitura, no Alto da Serra. Na operação digna de “La casa de papel”, os bandidos reviraram tudo e pegaram documentos específicos das secretarias de Obras e Planejamento. A Prefeitura deu falta de três notebooks e um drone. Mas, até agora, ficou faltando uma explicação um pouco mais detalhada sobre o “inventário” do que foi levado. Ainda não se sabe exatamente quais documentos foram furtados e nem o porquê de uma ação com foco tão direto. O que levaria, afinal, aos bandidos fazer uma ação tão grande com um foco tão definido? É importante a apuração e o esclarecimento para que não pairem dúvidas no ar.
Informatização dos processos dá mais transparência e minimiza riscos
Ainda na esteira dessa questão do sumiço dos documentos, talvez seja o caso de a Prefeitura procurar acelerar mais a implantação do Sistema Eletrônico de Informações, o SEI. O governo municipal anunciou recentemente um grande “gol”, que foi a integração com o sistema do Governo do Estado. Mas é preciso concluir todo o processo, colocando a Prefeitura no século XXI. Isso evita uma série de problemas que acontecem ou podem acontecer hoje: sumiço de processos, burocracia que emperra a máquina, datas “retroativas” ao melhor estilo DeLoran e acesso dificultado ao público. Com o SEI, tudo está ali, a tempo e a hora, em um sistema mais ágil – um processo não tem que “andar” fisicamente de um lugar para o outro – e que exige maior cuidado tanto com a forma quanto com relação ao conteúdo dos processos. Fora um detalhe importante: com muito procedimento ainda na “idade da pedra”, Petrópolis corre o risco de perder a comunicação com outros entes ou esferas de poder, já que tudo está convergindo para o digital.

Quem avisa, amigo é
Partisans que só querem o bem da humanidade dão a dica: cuidado ao manusear o celular. Principalmente com a função de espelhar um determinado conteúdo em uma tela maior, em local público etc. Precaução nunca é demais.
Esquerda, volver
Falando em apertar o botão errado, Partisans que zapearam o Insta ontem de manhã estranharam um vídeo do PSB reafirmando que é oposição à gestão HH (jura?) sendo repostado por ninguém menos que… Gilda Beatriz! A gente acha que foi só um engano, até porque ela, apesar de criticar alguns pontos, segue firme com o aliada de Hingo Hammes e apagou o post, mas o povo tratou logo de printar.
Recadinho
O vídeo feito pelo presidente do PSB, Marcus São Thiago, aliás, só choveu no molhado. Aliás, quase: foi um recado bem direto ao vereador Gil Magno. São Thiago deixou claro que “os vereadores foram informados de que o partido está na oposição”. E Gil tem dado uma piscadela aqui e outra ali para o “time do bem”, tentando manter uma espécie de “relacionamento aberto” com o partido. Pelo ciuminho, não vai rolar.
Desfalque
No centro das atenções após o caso do ex-assessor especial de Inteligência da Secretaria de Segurança investigado pela Polícia e exonerado do cargo, a SSOP pode ter novas baixas. É o que circula na rádio-peão da pasta – que, aliás, desde a sua criação foi um verdadeiro balaio de gatos. É difícil até saber onde começa e onde termina cada indicação política.
Corrida e caminhada por São Pedro de Alcântara
O domingo, que tem se tornado um dia tradicional de corrida ou caminhada para muitos petropolitanos, vai ser especial nesta semana. Amanhã tem a Corrida e Caminhada Festiva por ocasião da Festa de São Pedro de Alcântara. O evento acontece neste domingo, a partir das 7h30, e o ponto de encontro é a Catedral.

Contagem
Estamos há 2 anos, 4 meses e 27 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br.