• Fura-fila da vacina tira o sono de chefias da Saúde em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/02/2021 02:00

    O procedimento instaurado pelos ministérios públicos, estadual e federal, para apurar o fura-fila da vacina contra a covid no Hospital Alcides Carneiro é sigiloso, mas já se sabe que houve duas listas de pessoas a serem vacinadas, a segunda com nomes acrescentados posteriormente. E que foram vacinadas pessoas que não são da linha de frente de combate à doença, cumprindo outras funções, até mesmo administrativas. MPs querem saber de quem partiu a ordem para a vacinação dessas pessoas.

    Equipes pressionaram

    Aos MPs, representantes da Secretaria de Saúde assumiram que houve pressão das equipes médicas do HAC “por todos se considerarem linha de frente, desse modo, decidiu-se vacinar, inicialmente, as equipes de CTI e emergência, as quais englobavam até mesmo os responsáveis em limpeza das ambulâncias”.  Agora os MPs têm a lista dos vacinados e suas funções e poderão concluir se houve o fura-fila.  O episódio está tirando o sono de muitas chefias no hospital, Secretaria de Saúde e no Gabinete do prefeito. O assunto não está sendo nem mais tratado por telefone, apenas pessoalmente.

    Golpes virtuais

    É golpe em cima de golpe. O mais recente é receber email ou mensagem no Whatsapp pedindo para validar uma transferência (inexistente, é claro) via Pix. Se clicar e preencher se lasca na conta corrente. Um Partisans recebeu três em apenas uma semana.

    Mudança eleitoral

    Taí uma proposta que pode vingar. Rubens Otono, deputado federal do PT propõe uma mudança na contagem de votos no primeiro turno das eleições. Os candidatos que tiverem mais de 40% dos votos válidos e vantagem acima de 10 pontos em relação ao segundo colocado já se tornam eleitos.  De fato, existindo um franco favorito o segundo turno vira uma formalidade.

    E rola hoje uma fusqueata em Petrópolis e com carros que vêm do Rio subindo a serra. Os amantes dos fusquinhas passam em vários pontos como Hotel Quitandinha, Casa do Alemão e Castelo de Itaipava.  A fusqueata começa às 8h com carros subindo a serra e por volta das 10h estará no Bingen.  

    Carnaval

    Não foi só em Petrópolis que a prefeitura cancelou o ponto facultativo na segunda-feira de Carnaval e Quarta-feira de Cinzas, não. Outras cidades também adotaram a medida para conta as aglomerações e frear a covid como a capital e Cabo Frio. Mas, na nossa segunda casa, que é Cabo Frio, a prefeitura está preparando uma operação de guerra para impedir aglomerações como a de Ano Novo diante do volume de turistas que procuram a região.  No Rio, os blocos também fazem a campanha do “fique em casa”, mas a gente aposta que vai ter folia de qualquer jeito e em qualquer lugar.

    Esqui

    O complexo turístico na Floresta – onde há o que restou da pista de esqui – chegou a ter um termo de compromisso assinado entre prefeitura e empresários. Mas, diante da falta de recursos a gestão Hingo Hammes vai declinar de mexer no assunto.

    Será?

    Ouvido de um Partisans muito entendedor dos bastidores da política sobre as estratégias para as próximas eleições que figuras articulam nas eleições suplementares: “melhor torcer pro Rubinho voltar”.

    Mandando muito

    O deputado federal Hugo Leal é tipo um coringa na gestão Hingo Hammes. É um tal de liga pro Hugo e pede ajuda (para verbas, andamento de processos em Brasília, agendas etc) que não tá no gibi.

    Contagem

    Petrópolis está há 38 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Baixa

    Infelizmente a unidade do Quissamã do Terê Frutas, rede grande que emprega mais de 800 pessoas na cidade, fechou as portas.

    Fila de espera

    Prefeitura iniciou uma campanha institucional sobre as vagas nas creches, hoje chamados de Centro de Educação Infantil.  E anunciaram: “saiba como inscrever a criança na fila de espera”. Mas, péra! Fila de espera? Tão apanhando bem nas redes sociais.

    Números

    E janeiro, com 102 mortes, foi o mês com número de óbitos mais alto em Petrópolis desde o início da pandemia, superando dezembro, quando foram 83 perdas.  Nos meses de junho a agosto, quando era considerado o ápice da pandemia, a média era de 40 mortes por mês.  Os números cresceram no final do ano e início de 2021 resultado das aglomerações de fim de ano.  E fevereiro já começa com nove mortes em apenas quatro dias.

    Eduardo Macedo fez a foto linda da Pedra do Bonet.

    Últimas