• Fundação Ceperj inaugura exposição fotográfica “Floresta Alada” no Dia da Terra

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/04/2021 16:27
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    O centro cultural da Fundação Ceperj inaugura, nesta quinta (22/04), em comemoração ao Dia da Terra, a exposição fotográfica online Floresta Alada. As imagens, que reúnem diversas espécies de pássaros, foram captadas pelo ornitólogo João Rafael Marins, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O material está à disposição do público nas redes sociais do espaço no Instagram @espacoculturalceperj e Facebook @espaçoculturalceperj

    A diversidade da Mata Atlântica, o contato com a natureza e o fascínio pela habilidade motora das aves levaram o profissional a fazer muito mais do que um simples registro científico.

    “Por meio das fotografias realizadas em campo, busquei trazer à tona, a partir das raras espécies encontradas nas florestas do Estado do Rio de Janeiro, traços do cotidiano desses belos animais e do que rodeia essas espécies aladas”, afirma João.

    Ele conta que, ao registrar as aves através de imagens para uma catalogação do Inea, percebeu que poderia usar o material para este projeto artístico, com o intuito de sensibilizar o público sobre a importância de conservar as diversas espécies de aves.

    As imagens da exposição Floresta Alada foram captadas em unidades de conservação do Inea, no Rio. São elas: Área de Proteção Ambiental Estadual do Alto Iguaçu e nos parques estaduais do Três Picos, da Ilha Grande, da Lagoa do Açu, do Desengano, da Costa do Sol e da Pedra Selada.

    “Das 800 espécies de aves que temos no estado do Rio, 650 são registradas nas unidades de conservação do Inea. Os registros ajudam a entender as peculiaridades, os costumes, a organização e o modo de vida das aves que povoam a Mata Atlântica”, ressalta o ornitólogo.

    No primeiro dia de exposição, o ornitólogo fará também uma live, às 17h. No evento, ele falará um pouco sobre o processo de produção das imagens e sobre as reservas ambientais escolhidas para a realização do trabalho.

    Últimas