• Funcionários e pacientes denunciam falta de materiais e até de alimentação no Hospital Clínico de Corrêas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/12/2020 16:52

    Falta de insumos, alimentação especial para os pacientes e atrasos nos pagamento dos salários e décimo terceiro são alguns dos problemas apontados por funcionários e familiares de pacientes do Hospital Clínico de Corrêas (HCC). Segundo eles, a situação, verificada após mudanças na direção, já foi denunciada ao sindicato da categoria e ao Ministério Público Federal (MPF).

    “Os pacientes estão sem a dieta enteral e parenteral, além disso, o estoque de outros alimentos está no fim. Faltam insumos e coisas básicas, como gazes, luvas, pomadas. Não estamos podendo fazer os curativos”, disse um(a) funcionário(a) que pediu para não ser identificado (a). Ainda de acordo com ele (a), não havia alimentação para todos os pacientes com dieta enteral na segunda-feira: dos 22 pacientes (incluindo os internados em leitos clínicos e de UTI), apenas sete receberam a alimentação porque não havia para atender toda a demanda. A previsão é que uma nova remessa chegue apenas hoje. 

    Outro problema relatado é o atraso no pagamento dos salários. Segundo funcionários, o de novembro, que deveria ter sido depositado no dia cinco deste mês, está sendo pago nesta quarta-feira (16), mas ainda não há previsão de quando vão pagar o 13º.

    Por lei, a primeira parcela do décimo terceiro deveria ter sido paga no dia 30 de novembro e, no próximo dia 20, deve ser depositada a segunda parcela. “Há risco de greve se não acertarem a nossa situação. Além desses atrasos nos pagamentos estamos sendo expostos a riscos porque há falta de coisas básicas para realizarmos o nosso trabalho”, disse outro funcionário.

    Hospital é alvo de investigação

    No início do mês, dois ex-diretores do HCC e de mais duas unidades do grupo – Hospital Nossa Senhora Aparecida e Santa Mônica – foram alvos de mandados de busca e apreensão da Polícia Civil. A investigação foi iniciada após denúncias de desvio de recursos dos hospitais. As investigações continuam em curso e estão sob sigilo.

    As unidades são particulares, mas têm convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com planos de saúde. A Tribuna entrou em contato com o advogado do diretor do HCC, questionando a denúncia feita pelos funcionários e familiares de pacientes, mas até o momento não obtivemos resposta.

    Leia também: Defensoria Pública vai propor ação cautelar contra a Prefeitura por falta de médicos nas urgências e emergências

     

    Últimas