• Funcionários do SMH denunciam falta de pagamento do 13º salário

  • 23/dez 20:18
    Por Maria Julia Souza I Foto: Divulgação

    Funcionários do Hospital SMH Beneficência Portuguesa denunciaram o não recebimento do 13º salário deste ano. Eles também reclamam dos atrasos recorrentes de salários, além de não estarem sendo realizados os depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), desde abril de 2023. 

    “Não recebemos nada do décimo. Eles nos comunicaram hoje que não tem previsão para depósito. Amanhã é véspera de Natal e não temos como fazer nossas ceias. Estamos desesperados”, disse uma funcionária, que preferiu não se identificar. 

    No último dia 10, a Tribuna havia relatado os problemas enfrentados pelos funcionários em relação aos atrasos nos vencimentos. Segundo as novas denúncias recebidas nesta segunda-feira (23), os pagamentos dos meses de outubro e novembro teriam sido realizados de forma parcelada. 

    Além de não receberem o 13º salário e da não realização dos depósitos do FGTS, os funcionários também relatam que o hospital teria comprado as férias em atraso dos colaboradores sem o consentimento dos mesmos, e que não estaria sendo repassado os valores de INSS, mesmo sendo descontados. 

    “Eles compraram as nossas férias porque estavam todas em atraso. Tinha gente com três férias atrasadas. Eles compraram, sem nos perguntar, e conseguiram parcelar as nossas férias e a multa que eles receberam por esse atraso [de férias]. Isso tudo sem o consentimento dos funcionários”, relatou outra colaboradora, que também não quis se identificar.

    Com os problemas enfrentados, alguns colaboradores estão adoecendo devido a situação. “Estamos ficando doentes. Com alteração de pressão e alguns colegas entrando em surto. O salário estamos recebendo com atraso, mas recebemos. Agora o décimo não recebemos nada e não tem previsão, e o nosso FGTS também não está sendo depositado há meses [desde abril de 2023]. A gente sabe que a situação do hospital hoje não é boa, mas eles simplesmente falam que não tem dinheiro e não falam nada para a gente, não chega para a gente e explica a situação, nada. E isso deixa a gente ansioso, porque quando atrasa o pagamento eles não falam ‘ah, vai sair dia tal’, não, não tem uma previsão”, completou a colaboradora. 

    O que diz o hospital 

    Procurado, o hospital não respondeu aos questionamentos da reportagem até a publicação da matéria. 

    Últimas