**Matéria atualizada às 19h14, com o posicionamento da Prefeitura
Na tarde desta quarta-feira (04), policiais civis da 105ª DP (Retiro) foram até o Cemitério Municipal de Petrópolis, no Centro, após terem conhecimento de que sepulturas estavam sendo incendiadas. O fato foi constatado pela equipe ao chegar no local.
Segundo a Polícia Civil, funcionários e administradores do cemitério foram conduzidos à delegacia para prestarem depoimento, e a perícia está sendo realizada.
Ainda de acordo com a corporação, inicialmente, o fato se insere ao crime de Vilipêndio ao cadáver, que consiste em desrespeitar, ultrajar ou tratar um cadáver ou suas cinzas com desprezo, e está previsto no artigo 212 do Código Penal Brasileiro.
A Polícia Civil acrescentou que será investigado suposto esquema de descarte dos cadáveres para liberação e venda de jazigos. A polícia também não descarta a possibilidade de outros crimes estarem sendo cometidos.
Os agentes informaram que amostras foram coletadas para análise e que um inquérito será instaurado.
Nossa equipe também teve acesso a imagens que retratam a gravidade da situação no espaço e o desrespeito com os cadáveres. Em respeito aos leitores, não publicaremos os registros.
O que diz a Prefeitura
A Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SSSOP) informou que a denúncia recebida é de extrema gravidade e que o local mencionado corresponde a uma área de escombros dentro do cemitério. Acrescentou que funcionários do cemitério já compareceram à delegacia para prestar os devidos esclarecimentos.
A SSSOP ainda diz “que existem indícios de vandalismo e violação no cemitério, e a secretaria está empenhada em investigar todas as evidências de possíveis ações criminosas e que o caso será tratado com o máximo rigor, incluindo a abertura de uma sindicância interna para apurar todos os fatos”.
A pasta lembra que contratou uma empresa especializada para a remoção dos escombros e dos corpos decorrentes da chuva de março deste ano e que os trabalhos seguem e que após a conclusão da remoção dos corpos e resíduos, o município fará a recomposição das gavetas e a acomodação dos resíduos tratados.