• Fronteira de Gaza deve ser reaberta neste domingo, mas saída de brasileiros continua incerta

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/11/2023 22:44
    Por Felipe Frazão e Luiz Henrique Gomes / Estadão

    A fronteira da Faixa de Gaza com o Egito deve ser reaberta neste domingo, 12, após permanecer dois dias fechada, segundo anunciaram as autoridades locais. O grupo de 34 brasileiros presos no enclave aguarda que isso aconteça para poder sair, após serem incluídos na sétima lista de cidadãos estrangeiros autorizados a atravessar a passagem de Rafah para ir para o Egito.

    Os brasileiros aguardam a saída desde a sexta-feira, mas acabaram impedidos por questões de segurança. Segundo as autoridades palestinas e egípcias, as ambulâncias com feridos graves, prioridade na retirada pela região, não conseguem transportá-los devido a combates intensos nos arredores do maior hospital da região.

    O Itamaraty afirmou que a logística da operação está pronta para funcionar assim que os brasileiros saírem do enclave. Apesar de estarem incluídos na última lista, ao lado de cidadãos de outros 14 países, o grupo só deve ser retirado após o resgate dos feridos em estado grave.

    “A pendência para a abertura da fronteira é a autorização para que ambulâncias passem primeiro com os feridos para serem tratados no Egito, hoje (sábado) apenas cinco passaram e dezenas ficaram retidas no norte de Gaza”, disse o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, neste sábado, 11.

    Segundo Candeas, 33 brasileiros aguardam a reabertura na cidade de Rafah, próximo à fronteira com o Egito, e somente um, Hasan Rabee, optou por permanecer em outra cidade, Khan Younis, enquanto a fronteira estivesse fechada.

    Nas redes sociais, Hasan afirmou que o grupo também foi informado sobre a reabertura neste domingo, apesar da incerteza sobre a travessia. “Espero e estou rezando muito para que eles consigam retirar os feridos, porque se entrarem (no Egito) os feridos, fica bem mais fácil para nós entrar”, disse.

    Espera

    Os brasileiros presos na Faixa de Gaza têm expectativa de sair do enclave desde que a passagem de Rafah com o Egito passou a ser aberta para a saída de estrangeiros, no dia 1.º deste mês. Entretanto, o grupo não foi incluído nas seis primeiras listas de cidadãos, que saíram ao longo da semana.

    A autorização para a saída aconteceu na sexta-feira, mas o fechamento da fronteira impediu os brasileiros de chegarem ao Egito.

    Segundo o embaixador Alessandro Candeas, uma equipe da embaixada brasileira está no Egito desde a quinta-feira para receber os cidadãos e repatriá-los.

    Últimas