• Frei Moser: homem que encomendou o assalto foi executado por traficantes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/06/2017 17:54

    O mandante do assalto que terminou na morte do frei Antônio Moser, de 75 anos, foi executado num "tribunal do tráfico". Foi o que concluiu a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) que vem investigando o crime ocorrido em março de 2016. O mandante identificado como Marcelo Francisco da Silva, foi executado três dias após o assalto e assassinato do frei, dentro da comunidade Vai Quem Quer, localizado às margens da rodovia Washington Luiz (BR-040) a mando do chefe do tráfico da região. Devido a repercussão da morte de Frei Moser as operações policiais na comunidade se tornaram constantes o que incomodou os traficantes do local.

    "Durante as investigações da morte do Marcelo descobrimos que a moto usada no latrocínio do frei pertencia a ele. Encontramos o veículo em um lago dentro da comunidade onde ele foi executado. O rastreamento da moto foi fundamental para chegarmos a autoria do crime", disse o delegado André Barbosa, responsável pelas investigações.

    A polícia procura agora outro envolvido na morte de Frei Moser. De acordo com as investigações, ele guiava a moto na hora da abordagem ao carro do frei. Um mandado de prisão já foi expedido e o acusado está foragido. Os dois suspeitos da execução de Marcelo também estão foragidos. 


    "O chefe do tráfico da comunidade mandou que Marcelo e outro comparsa roubassem um carro Honda Civic, igual a do frei. Eles foram então para a rodovia a fim de conseguir o carro. Só que o roubo se transformou em latrocínio com o morte do frei. O assassinato gerou uma enorme repercussão e consequentemente operações policiais começam a ser frequentes na comunidade o que incomodou o chefe do tráfico", explicou o delegado.

    No dia do crime, nove de março de 2016, frei Antônio Moser estava indo ao aeroporto, de onde viajaria a São Paulo para dar uma palestra. Ele dirigia o carro e não parou quando foi abordado pelos bandidos, na altura do quilômetro 107 da BR-040, em Duque de Caxias. Ele foi atingido por um tiro que entrou no ombro esquerdo e atravessou o pulmão.

    Frei Antônio Moser foi diretor presidente da Editora Vozes e professor de teologia moral e bioética no Instituto Teológico Franciscano (ITF). Ele escreveu 27 livros e participou como co-autor de diversas obras e muitos artigos científicos em revistas nacionais e internacionais. Era conhecido, também, pela intensa atividade pastoral. Moser foi um dos 11 brasileiros convidados pelo Papa Francisco a participar do sínodo das famílias, na condição de teólogo, em outubro de 2015.

    Últimas