Francês que se perdeu no Parque Nacional da Serra dos Órgãos desceu 300 metros em grota no Vale da Morte
Terminou na tarde desta quinta-feira o drama do estudante francês Marc Melsin, de 23 anos, que se perdeu durante a travessia Teresópolis-Petrópolis. O jovem foi localizado depois de cinco dias de buscas, na região conhecida como Vale da Morte. Segundo os socorristas, ele desceu cerca de 300 metros por uma grota usando cordas que alpinistas deixam no local até encontrar uma área para se abrigar da chuva e não conseguiu sair do local porque, com a chuva, a área ficou muito escorregadia. O abrigo mais próximo do ponto onde ele foi encontrado é o quatro, na Pedra do Sino.
Marc Melsin foi encontrado por equipes do Corpo de Bombeiros (CBMERJ), integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e voluntários da Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (Femerj). Segundo o comandante do Comando de Bombeiro de Área da Região Serrana, coronel Rafael Simão, o jovem está lúcido e será levado, primeiramente, ao abrigo quatro e, em seguida, para a sede do parque, em Teresópolis, onde uma equipe médica já espera o jovem. De lá será encaminhado para uma unidade hospitalar. A operação de resgate deve durar pelo menos sete horas.
Marc Melsin iniciou a travessia Petrópolis-Teresópolis no dia 1º de agosto e, na última sexta-feira (3), entrou em contato com a Polícia Militar pelo 190, avisando que havia se perdido. Pelo menos 73 profissionais de 11 equipes do Corpo de Bombeiros, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Instituto Chico Mendes e da Federação de Esportes de Montanha do Rio de Janeiro estavam envolvidos nas buscas pelo jovem.
Leia também: Jovem francês é localizado pelo Corpo de Bombeiros com vida
Leia mais: Bombeiros pedem quebra de sigilo telefônico para localizar estudante francês perdido na mata